Carros & Motos

Motoristas se unem para protestar contra tarifas baixas da Uber

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Motoristas boicotam Uber por tarifas baixas

Motoristas na Irlanda desligam Uber em protesto contra o ‘preço fixo’ da empresa. O boicote, que ocorre durante o jogo de rúgbi, visa alertar sobre o controle de mercado.

A cidade de Dublin se tornou o palco de um protesto de motoristas de táxi contra uma recente mudança na política de preços da Uber na Irlanda. Mais de mil motoristas desligaram o aplicativo da plataforma das 11h às 17h do último dia 8 de novembro, coincidindo com a partida de rúgbi no Estádio Aviva, em um esforço para “mandar uma mensagem para a Uber”.

O boicote, coordenado por motoristas independentes via WhatsApp, visa manifestar a insatisfação com a implementação do “preço fixo” para as corridas.

A Mudança na Política de Preços da Uber

A Uber anunciou recentemente que passará a oferecer aos passageiros a opção de escolher um “preço fixo” ao reservar um carro.

Atualmente, aplicativos de táxi na Irlanda exibem uma faixa de preço estimada, que pode ser excedida devido a fatores como trânsito ou rotas alternativas. Com a nova política, a Uber passará a mostrar aos clientes um preço máximo garantido antecipadamente.

Vantagem para o Cliente: A empresa alega que a nova opção visa acabar com a “ansiedade em relação ao taxímetro”. Se o preço final no taxímetro for inferior ao máximo indicado, o cliente pagará a tarifa mais baixa.

Modelo Irlandês: Vale ressaltar que o sistema irlandês é diferente do modelo americano. O país não possui o serviço de “compartilhamento de viagens”, e para usar o aplicativo, os motoristas precisam ter licença de táxi registrada. A Uber possui mais de 6.000 motoristas utilizando seu aplicativo na Irlanda.

Motoristas boicotam Uber por tarifas baixasMotoristas boicotam Uber por tarifas baixas
Motoristas boicotam Uber por tarifas baixas – Foto: Freepik

 

A reação dos Motoristas: Controle de mercado

Embora muitos motoristas trabalhem com vários aplicativos simultaneamente, o protesto contra a Uber é motivado pelo medo de que outras grandes empresas sigam o exemplo. Os taxistas veem a tarifa máxima fixa como uma tentativa da Uber de “controlar o funcionamento do mercado a longo prazo”.

Motoristas entrevistados expressam preocupação com a perda de controle sobre a tarifa:

“Isso dá à Uber uma vantagem injusta. Eles se fazem de bonzinhos e dizem que estão uniformizando os preços, mas usam preços dinâmicos e cobram mais das pessoas quando o serviço está lotado, dando menos controle a motoristas e clientes”, disse um taxista de Dublin.

Outro taxista, Tony Farrell, com quase 20 anos de experiência, critica o modelo por obrigar os trabalhadores a concordarem com um preço máximo, mesmo que fiquem parados no trânsito, o que, em sua visão, é uma tentativa de “controlar o mercado”.

Os organizadores do boicote garantem que os motoristas não terão prejuízo, pois podem usar outros aplicativos para aceitar corridas neste dia movimentado. Além do boicote digital, os motoristas planejam solicitar autorização para um protesto presencial.

Leia aqui: Quais marcas facilitam a compra de Carro PCD no Brasil?

O que você pensa sobre a implementação do “preço fixo” pela Uber? Você concorda com a preocupação dos taxistas de que isso é uma tentativa de controlar o mercado ou acredita que traz mais transparência ao passageiro? Deixe sua opinião!


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.