Única News
Da Redação
O Morro de Santo Antônio, um dos cartões-postais de Mato Grosso, está prestes a ser reaberto à visitação pública. A previsão é que nos próximos meses o local, que tem potencial para se tornar um grande polo turístico, volte a receber visitantes, conforme expectativa do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, após uma inspeção judicial realizada nesta quinta-feira (17).
A reabertura depende, porém, da retomada das obras que foram paralisadas em 2024 por uma ação do Ministério Público do Estado (MPMT).
O MP apontou falhas na execução e ausência de estudos técnicos e licenças ambientais para o projeto da nova trilha de acesso.
“Para essa obra que já foi realizada, nenhum tipo de estudo foi feito. Não existia projeto executivo, traçado topográfico nem licença ambiental”, cobrou a promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini, durante a inspeção.
O conselheiro Sérgio Ricardo defendeu a importância da integração entre os Poderes e órgãos de controle para destravar obras paralisadas e garantir o uso eficiente dos recursos públicos.
“O Morro de Santo Antônio é um símbolo de Mato Grosso e, muito em breve, estará aberto à visitação pública. Vai ser um instrumento que vai aumentar o turismo aqui nessa região, vai ser bom para Santo Antônio e para todo o estado de Mato Grosso”, afirmou o presidente do TCE-MT.
O governador Mauro Mendes reforçou que a nova trilha, projetada com acessibilidade, visa promover o turismo sustentável e a segurança dos visitantes.
“Estamos construindo uma trilha segura, com acessibilidade, que vai permitir a todas as pessoas, de todas as idades, subir e contemplar essa beleza que é o Morro”, disse.
TCE-MT

Vistoria no Morro de Santo Antônio
Ele lembrou que muitas pessoas já se acidentaram tentando subir por conta própria e que o objetivo é transformar o Morro em um excelente ponto turístico para a região.
O juiz Antônio Horácio da Silva Neto, responsável pela condução da inspeção judicial na Vara Estadual de Meio Ambiente, indicou que a decisão sobre a retomada da obra deve sair nas próximas semanas.
“A vistoria foi muito proveitosa. Agora os autos vão seguir para manifestação das partes, e acredito que, em 30 a 45 dias, esse processo será concluído, por acordo ou por sentença”, projetou, com o objetivo de entregar o monumento natural à população o mais rápido possível.
A gestão do Morro também entrou em pauta. A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Franciele Souza, reivindicou que o parque permaneça sob responsabilidade do município, que leva o nome do Morro e tem compromisso com a preservação.
O presidente da Câmara de Santo Antônio de Leverger, vereador Rafael Lima, celebrou o dia como “louvável” e ressaltou o impacto positivo que a reabertura trará para o desenvolvimento local.
Localizado estrategicamente entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, o Morro é um dos principais pontos turísticos da Baixada Cuiabana.
Após a vistoria, a Secretaria de Meio Ambiente deve apresentar documentos complementares ao Ministério Público para análise conjunta, buscando viabilizar a retomada da obra com total respaldo técnico e jurídico, respeitando a importância da área como monumento natural.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews