Flopou: Tesla reduz preço de Model 3 Long Range menos de 1 mês após lançamento
A Tesla reduz o preço do Model 3 na China em meio a vendas em queda. Entenda a estratégia da montadora, a nova tabela de preços (com conversão para real) e o cenário do mercado automotivo chinês.
A Tesla China surpreendeu o mercado ao anunciar uma redução de 10.000 yuans no preço do Model 3 Long Range com tração traseira (RWD). A medida, que ocorre menos de um mês após o lançamento do modelo, busca impulsionar as vendas em um cenário cada vez mais competitivo na China.
Tesla reduz preço de Model 3 Long Range menos de 1 mês após lançamento
Com a nova tabela, o Model 3 Long Range RWD passa a custar 259.500 yuans, o que equivale a aproximadamente R$ 197.220 (considerando a cotação de 1 yuan para R$ 0,76). A redução de preço foi de 10.000 yuans, ou cerca de R$ 7.600.
Lançado originalmente em 12 de agosto com preço de 269.500 yuans (R$ 204.820), o modelo oferece uma impressionante autonomia de 830 km e acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.
Tesla reduz preço de Model 3 Long Range menos de 1 mês após lançamento – Foto: Divulgação
Pressão de mercado e estratégia da Tesla
A decisão de cortar o preço reflete o cenário desafiador que a Tesla enfrenta na China. Dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros (CPCA) mostram uma desaceleração nas vendas da Gigafábrica de Xangai.
Em julho de 2025, as vendas registraram uma queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a julho de 2025, a queda é ainda mais expressiva, de 13,6% em comparação com 2024.
Para combater essa tendência, a Tesla tem adotado uma estratégia agressiva, com lançamentos de novos produtos e ajustes de preços. Além do Model 3 Long Range RWD, a empresa lançou o Model YL e planeja uma versão mais acessível do Model Y, com produção em massa prevista para o segundo semestre de 2025.
Segundo uma fonte da Tesla China, a empresa considera o novo preço do Model 3 bastante atrativo, o que indica que a companhia está disposta a sacrificar a margem de lucro em nome da competitividade e do aumento do volume de vendas.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Robson Quirino
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.