Sophia @princesinhamt
Fashion

9 histórias de Natal para encantar as crianças

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
7 minutos de leitura

Então é Natal… e o que você leu? A época mais gostosa do ano está chegando e nada mais aconchegante para fazer com as crianças do que ler histórias juntos. As histórias de Natal são uma tradição conhecida em todo o mundo. Para comemorar e tornar o seu Natal mais acolhedor, preparei uma lista com inspirações incríveis que irão divertir e educar nesta época tão especial.

Vamos nessa?

1. O Natal do Carteiro

Autor: Allan Ahlberg (Autor), Janet Ahlberg (Ilustrador), Eduardo Brandão (Tradutor).

Editora: Companhia das Letrinhas, 2010, 1ª edição.

Idade indicada: 3 a 7 anos.

Avaliação: 4,9 ⭐⭐⭐⭐⭐

Todo mundo quer escrever cartas para o Papai Noel, mas quem vai entregá-las? Essa é a aventura do livro infantil “O Natal do Carteiro”, com um personagem divertido e amigável que passa por muitas peripécias ao entregar cartas de felicitações natalinas para personagens como ninguém menos que Cachinhos Dourados, Lobo Mau e muitos outros.

A principal façanha do carteiro é entregar todas as cartinhas ao Papai Noel e ajudar o Polo Norte com todos os afazeres e preparativos para a ocasião mais importante do ano: o Natal! Esta é uma aventura divertida que irá entreter as crianças por um bom tempo, vale a pena conferir!

2. Cartas do Papai Noel

Autor: J. R.R. Tolkien (Autor), Cristina Casagrande (Tradutor), J.R.R. Tolkien (Ilustrador).

Editora: HarperKid, 1ª edição, 2020.

Idade indicada: 5 a 10 anos.

Avaliação: 4,9 ⭐⭐⭐⭐⭐

Neste livro incrível, o consagrado autor de O Senhor dos Anéis compartilha suas cartas escritas à mão para seus filhos durante 20 anos de Natal, quando se passava pelo Papai Noel para conversar com as crianças. As cartas possuem histórias diversas e personagens complexos, como os sobrinhos da família Noel, o Grande Urso Polar, elfos do Polo Norte e muito mais.

O interessante é que é possível notar ao longo das cartas de Tolkien as transformações do mundo durante os 20 anos de escrita, desde a Greve Geral até a Segunda Guerra Mundial. As cartas contam com ilustrações do autor e detalhes minuciosos, pensados com muito carinho para as crianças. Uma obra de arte!

2025 word3cartas do papai noel

Confira também nosso post sobre os melhores livros para mamães de primeira viagem!

3. Um Conto de Natal: Edição ilustrada

Autor: Charles Dickens (Autor), Joe Sutphin (Ilustrador).

Editora: Mundo Cristão, 1ª Edição, 2024.

Idade indicada: 7 a 10 anos.

Avaliação: não disponível.

Ebenezer Scrooge é um idoso solitário que passa muito tempo sozinho e chegou ao fim da vida sem amigos ou família próxima para comemorar o Natal e criar boas memórias.

Sua vida parece estar indo por água abaixo. Por isso, o início do conto chega a ser um pouco amargurado e cheio de arrependimentos e solidão. Porém, uma grande reviravolta acontece, mostrando que a vida pode muitas vezes nos surpreender com pessoas incríveis e que sempre existe a possibilidade de consolidar novos laços. Sobre a reviravolta? Não darei spoilers!

2025 word3um conto de natal

Aposte nessa opção para ensinar aos seus filhos sobre o valor dos laços familiares, da amizade, da generosidade, do afeto, do acolhimento e da compaixão, especialmente no Natal. Se você busca uma história profunda, que faz refletir, esta é uma ótima escolha.

Tem um irmãozinho novo chegando? Conheça alguns livros para abordar o assunto!

4. Como o Grinch Roubou o Natal

Autor: Dr. Seuss (Autor).

Editora: Companhia das Letrinhas, 1ª edição, 2017.

Idade indicada: 4 a 9 anos.

Avaliação: 4,8 ⭐⭐⭐⭐⭐

Um grande clássico natalino que possui até versão em filme, Grinch é um personagem feio, verde, esquisito e peludo que quer acabar com o Natal. Durante a história, o personagem descobre que o Natal é uma ocasião para celebrar muito mais do que presentes, banquetes e o Papai Noel. Nisso, ele consegue aprender grandes lições sobre solidariedade, compaixão e espírito natalino. Aqueça seu coração e o das crianças com essa historinha.

2025 word3como grinch roubou natal

5. Jack e o Porquinho de Natal

Autor: J.K. Rowling (Autor), Ryta Vinagre (Tradutor), Jim Field (Ilustrador).

Editora: Rocco, 1ª edição, 2021.

Idade indicada: 7 a 10 anos.

Avaliação: 4,8 ⭐⭐⭐⭐⭐

Imagine se o bichinho de pelúcia favorito do seu filho desaparecesse, ainda mais no Natal? Que sufoco! Essa é a aventura de Jack, o menino que perde o OP, seu melhor amiguinho. Com a chegada do Natal, Jack ganha um porquinho de presente e junto dele armam planos para ir em busca do desaparecido OP. Uma grande aventura digna de noite de Natal para ler com as crianças e se envolver!

2025 word3jack porquinho natal rowling

Por que as crianças devem frequentar a biblioteca e ler? Descubra aqui!

6. É Natal, Stilton

Autor: Geronimo Stilton (Autor).

Editora: Planeta, 1ª edição, 2011.

Idade indicada: 9 a 12 anos.

Avaliação: 4,9 ⭐⭐⭐⭐⭐

Stilton é um ratinho que passa por muitas peripécias na noite de Natal. Sua família e seus amigos estavam prontos para comemorar a ceia com muitos chocolates e queijinhos, porém situações inesperadas acontecem com ele. Desde atropelarem sua cauda, até a casa pegar fogo, a noite de Natal de Stilton é uma bagunça cheia de surpresas e muito engraçada que irá divertir as crianças.

e natal stilton geronimo stilton capa

7. Esqueceram do Natal

Autor: Gabriella de Moraes (Autor, Editor), Gisele Daminelli (Ilustrador).

Editora: Texugo, 1ª edição, 2024.

Idade indicada: de 1 a 6 anos.

Avaliação: não disponível.

Ninguém lembra do Natal. A cidade toda continua a vida como se nada estivesse acontecendo e como se a data fosse uma coisa antiga, que as crianças não ouvem mais falar sobre. Porém, tudo isso muda quando Léo e Bia acabam se deparando com uma misteriosa caixa de seus avós. Dentro da caixa, objetos natalinos são encontrados e os dois sentem o dever de trazer o Natal de volta para a cidade.

8. O Quebra-Nozes

Autor: E.T.A. Hoffmann (Autor), Sanna Annukka (Ilustrador), Débora Isidoro (Tradutor).

Editora: Darkside, 1ª edição, 2022.

Idade indicada: 5 a 12 anos.

Avaliação: 4,8 ⭐⭐⭐⭐⭐

Imagine a véspera de Natal, quando Fritz e Marie estão cheios de ansiedade pelos presentes. Eles mal podem esperar e, então, são surpreendidos com um castelinho encantador, cheio de figuras pequeninas. Entre elas, um quebra-nozes especial chama a atenção da curiosa Marie. O que será que ele esconde por trás daquele sorriso diferente?

Agora, pense só: quando a meia-noite chega, Marie descobre que esse brinquedo guarda um segredo antigo, cheio de aventuras com princesas encantadas e ratos sapecas. Com ilustrações que parecem saídas de um sonho, essa edição de O Quebra-Nozes, de E.T.A. Hoffmann, é um livro que toda criança deveria ler — afinal, ele leva qualquer um para um mundo onde a fantasia e a realidade se misturam de um jeito mágico.

2025 word3O Quebra-nozes capa

9. Contos dos Antigos Natais Escritos por Mulheres

Autor: Louisa May Alcott (Autor), Lucy Maud Montgomery (Autor), Beatrix Potter (Autor), Frances Browne (Autor), Mary Eleanor Wilkins Freeman (Autor), Karine Ribeiro (Tradutor).

Editora: Wish, 1ª edição, 2022.

Idade indicada: 5 a 12 anos.

Avaliação: 4,9 ⭐⭐⭐⭐⭐

Neste livro incrível, grandes autoras consagradas, como Louisa May Alcott, autora de Little Women, compartilham 14 histórias de Natal, desde baile de máscaras natalino, coelhinhos de veludo, sonhos, um Cuco de Natal e até uma história sobre um ratinho alfaiate, que irão divertir as crianças por horas.

As histórias trazem pontos de vista diferentes e são uma excelente adição para os pais que desejam leituras mais inclusivas e introduzir autoras mulheres para as crianças. Aposte nesse livro rico em criatividade e transforme a noite de Natal em uma ocasião de muito entretenimento e educação.

2025 word3CONTOS DOS ANTIGOS NATAIS

Agora que você já sabe o que ler com as crianças nessa noite tão especial — e até mesmo nas semanas antes dela — aproveite para conferir nosso post sobre os melhores livros para educação infantil e mergulhe nesse universo fantástico da leitura.

Feliz Natal!

Fonte: blog brandili

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.