O último dia de junho fechou com Chapada dos Guimarães (65 Km de Cuiabá) exalando moda e um clima super agradável. A terceira edição do Chapada Fashion fez de sua abertura um verdadeiro show de criatividade, sustentabilidade, bom gosto e inclusão.
A passarela de 40 metros montada na Praça do Festival reuniu cerca de 270 modelos exclusivamente de Mato Grosso. A representatividade não faltou no evento, possibilitando crianças, pessoas especiais, indígenas, melhor idade, brilharem no cenário da moda.
O destaque desse ano é para a coleção Menire Xingu, inspirada na cultura indígena do povo Kayapó, da Aldeia Piaruçu, na Terra Indígena do Xingu. O curador e idealizador do evento, Edson Guilherme, destaca o algodão mato-grossense como principal matéria-prima dos looks apresentados e confeccionados por mulheres da aldeia.
![Moda, Inclusão E Solidariedade: O Emocionante Início Do Chapada Fashion 2023 2 WhatsApp Image 2023 07 01 at 18.05.14 2](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-01-at-18.05.14-2.jpeg)
“Nós temos um produto que é mundialmente conhecido. […] O algodão vai vestir o mundo e é de Mato Grosso. A gente fica envaidecido e feliz. Podemos explorar um produto milionário explorado, também, por indígenas” afirmou Edson.
Para a organizadora do Chapada Fashion e primeira-dama de São José do Xingu (951 Km de Cuiabá), Suelen Rodrigues e seu marido, o prefeito Dr. Sandro Costa, a convivência com os povos indígenas, por mais de 10 anos, despertou o interesse em reunir símbolos da cultura local para a confecção dos figurinos apresentados.
“Esse projeto de corte e costura é maravilhoso e traz autonomia para as mulheres indígenas. Elas podem trazer essa criatividade para a passarela” disse Suelen.
A primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Helia Mello, afirma que a economia local ganha força ao receber eventos desse porte que trabalham com inúmeros setores, como turismo, indústria e cultura.
“Nossos 17 empreendedores que estão participando estão se destacando no mercado e podem mostrar o que tem de melhor” ressaltou a primeira-dama.
![Moda, Inclusão E Solidariedade: O Emocionante Início Do Chapada Fashion 2023 3 WhatsApp Image 2023 07 01 at 18.05.15 2](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-01-at-18.05.15-2-1200x540.jpeg)
A carismática e experiente das passarelas, Raissa Santana, marcou presença no evento com vários looks regionais. A ex-Miss Brasil atentou, em discurso, a importância da inclusão nos festivais de moda.
“ A moda tem evoluído muito, a gente vem de tantos padrões, tantos rótulos. Temos que trazer corpos diferentes, pessoas de todos os tipos e raças. Isso faz a moda ser tão incrível” diz Raissa.
O evento segue até domingo (02) na Praça do Festival em Chapada dos Guimarães, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados à Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Hospital de Câncer de Mato Grosso e para os assistidos pela Secretaria de Assistência Social de Chapada dos Guimarães.
Fonte: primeirapagina