O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para tornar rĂ©us Jair Bolsonaro e outros sete denunciados, em virtude do que seria uma trama de ruptura institucional. A sessĂŁo da 1ÂȘ Turma ocorre na manhĂŁ desta quarta-feira, 26.
FlĂĄvio Dino foi o segundo magistrado a votar e acompanhou o relator, pedindo o recebimento da Ăntegra da denĂșncia da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR). Luiz Fux tambĂ©m seguiu o entendimento de Moraes.
Durante a sua argumentação, Moraes afirmou que Bolsonaro e demais acusados teriam participado de um ânĂșcleo crucialâ para uma suposta âtentativa de golpe de Estado violentĂssimaâ.
O magistrado, que Ă© relator do processo, ainda alegou que âarcabouço probatĂłrio foi produzido pela PolĂcia Federal de forma independente e autĂŽnoma Ă delação premiada de Mauro Cid, com provas que corroboramâ para a narrativa de uma tentativa de golpe.
Ao falar sobre a delação de Mauro Cid, relator citou: âNĂŁo Ă© normal que um presidente que acabou de perder a eleição se reĂșna com comandante do ExĂ©rcito e da Marinha e o ministro da Defesa para discutir uma minuta de golpe, com controle de entrada e saĂda de pessoas do PalĂĄcio da Alvoradaâ.

Durante a sessĂŁo, houve a exibição de um vĂdeo de cerca de cinco minutos, o qual trouxe um recorte sobre as manifestaçÔes de 8 de janeiro de 2023. âNĂŁo houve um passeio no parque, ninguĂ©m, absolutamente ninguĂ©m que estava lĂĄ estava passeandoâ, disse Moraes.Â
Sem citar nominalmente DĂ©bora dos Santos â cabeleireira de 39 anos que pode ser condenada a 14 anos de prisĂŁo pela 1ÂȘ Turma da Corte â, o ministro declarou: âNinguĂ©m estava passeando com um batom ou sĂł passando um batonzinho na estĂĄtuaâ.

Com o voto de Moraes, os demais ministros da 1ÂȘ Turma da Suprema Corte decidem se tornam Bolsonaro e outros sete acusados rĂ©us. Votam ainda: Cristiano Zanin, FlĂĄvio Dino, Luiz Fux e CĂĄrmen LĂșcia.
A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) denunciou o grupo pelo seguintes crimes:
- Golpe de Estado;
- Abolição violenta do Estado Democråtico de Direito;
- Organização criminosa armada;
- Dano qualificado;
- Deterioração de patrimÎnio tombado.
Fonte: revistaoeste