Via @consultor_juridico | O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, classificou como “uma bobagem” o fascínio da imprensa pela participação de magistrados em eventos. As declarações foram dadas em conversa com jornalistas no seu gabinete nesta segunda-feira (22/12).
Gilmar afirmou que comparece a todos eventos que pode quando é convidado e não recebe nada por isso. Portanto, não se preocupa com o assunto. As informações são da Folha de S.Paulo.
“Uma coisa que fascina muitos de vocês da imprensa é ir a eventos. Acho isso uma bobagem. Acho isso uma bobagem. Eu, como vocês sabem, vou a todos os eventos que eu posso e que me convidam. Não recebo remuneração por isso. Então, não tenho essa preocupação”, afirmou o ministro.
O assunto veio à tona quando o ministro foi questionado sobre a proposta de criação de um código de conduta para magistrados dos tribunais superiores — uma iniciativa do presidente do STF, Luiz Edson Fachin, ainda em fase embrionária.
O decano do Supremo disse que qualquer discussão sobre um código de ética é válida e deve ser feita “de dentro para fora”, ou seja, deve ser construída na própria corte.
“Não tem nenhum problema se eventualmente no futuro se quiser discutir isso. A única coisa que eu reparo é que nenhuma proposta transita aqui se não for construída aqui”, disse.
Fonte: @consultor_juridico







