O Ministério da Saúde intensificou a vacinação contra o sarampo no Tocantins e no Maranhão após a confirmação de 11 casos da doença no município de Campos Lindos (TO).
Desde o início da ação, mais de 1,1 mil doses foram aplicadas em Campos Lindos e Araguaína. A medida busca conter o avanço da doença, especialmente em regiões próximas à fronteira com a Bolívia, onde há surto ativo.
Balsas e Imperatriz, no Maranhão, devem receber reforço vacinal até sexta-feira (1º), conforme informou a pasta. A mobilização inclui equipes permanentes em Campos Lindos e cidades vizinhas, atuando na vigilância, bloqueio vacinal, varredura e busca ativa.
As ações são voltadas a pessoas entre seis meses e 59 anos, com checagem da caderneta de vacinação. Quem não estiver imunizado, recebe a dose imediatamente. Além dos 11 casos confirmados, outros seis ainda estão sob investigação.
Fronteira em alerta
Nos dias 17 e 26 de julho, o governo federal promoveu o Dia D de vacinação contra o sarampo em municípios do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul localizados na fronteira com a Bolívia. Aproximadamente três mil pessoas foram imunizadas.
No primeiro Dia D, o Acre aplicou 1,8 mil doses, número quatro vezes maior do que o habitual. No segundo dia, foram aplicadas 249 doses no Acre, 79 em Rondônia, 527 em Mato Grosso e 157 em Mato Grosso do Sul.
O Ministério da Saúde reforça que há estoque suficiente de vacinas em todo o país e recomenda que a população procure a unidade de saúde mais próxima para garantir a imunização contra o sarampo.
Fonte: cenariomt