Combate ao Mosquito
Agronegócio

Ministério da Agricultura queima 24 mil litros de agrotóxicos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Cerca de 24 mil litros de agrotóxicos falsificados apreendidos em uma força-tarefa realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no estado de Mato Grosso foram encaminhados para incineração.

A inutilização dos produtos é prevista no Decreto 4.074/02, que regulamenta a Lei nº 7.802/89.

O processo de inutilização do produto é realizado por empresas registrantes que colaboram com o recolhimento do agrotóxico para realizar a incineração em câmaras especiais, com temperaturas superiores a 800ºC, que controlam emissões atmosféricas e evitam contaminação do ar, dos solos e de mananciais.

A ação determinada pela fiscalização federal visa retirar de circulação produtos com marca comercial falsificada, agrotóxicos contrabandeados ou adulterados.

Agrotóxicos ilegais

Os agrotóxicos ilegais, sem registro no Mapa, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas; risco à saúde, pela exposição à ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos; e risco ao meio ambiente, pela exposição da fauna e da flora às substâncias químicas desconhecidas, que podem causar mortes ou danos graves ao equilíbrio ambiental.

apreensão de agrotóxicos pelo Mapa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.