Segundo Duncan, em um cenário onde jogadores utilizam diversos dispositivos simultaneamente e o crescimento do mercado tradicional de consoles desacelera, a empresa decidiu romper barreiras. Agora, os títulos do Xbox poderão ser jogados no console, PC, nuvem e dispositivos portáteis, com ênfase na liberdade e continuidade de jogo.
O executivo destacou que o Xbox ainda valoriza o hardware, mas não está mais preso a ele. “Continuamos investindo em consoles, mas a prioridade agora é a liberdade de acesso. O serviço Xbox Play Anywhere é a base disso — ao comprar um jogo, o jogador poderá acessá-lo em qualquer plataforma, mantendo progresso e conquistas sincronizados”, disse Duncan.
A Microsoft já iniciou parcerias estratégicas, como a integração com o ROG Ally, da ASUS, e confirmou que todos os títulos apresentados no Xbox Games Showcase 2025 terão suporte ao Play Anywhere. Entre os destaques, estão projetos como Grounded 2 e o inédito There Are No Ghosts at the Grand, ambos desenvolvidos nativamente para múltiplas plataformas.
O chefe do Xbox também revelou que a empresa está desenvolvendo um novo console em parceria com a AMD, além do primeiro dispositivo portátil do Xbox. No entanto, o foco principal é oferecer liberdade de escolha aos jogadores, e não depender exclusivamente de jogos exclusivos.
O discurso foi reforçado por Phil Spencer, que destacou que hoje o Xbox é muito mais do que hardware: é Game Pass, loja digital, nuvem e experiências interconectadas. A estratégia visa atender uma demanda crescente do público por flexibilidade e acessibilidade, mantendo o jogador no centro da experiência.
“Estatísticas mostram que os jogadores querem mobilidade e continuidade. Isso beneficia também os desenvolvedores, que agora alcançam mais pessoas e aumentam o engajamento”, concluiu Duncan.
Fonte: cenariomt