A mexicana Fátima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025 nesta sexta-feira (21), em uma cerimônia realizada em Bangkok, na Tailândia. A vitória marca a superação de um episódio polêmico envolvendo Bosch e o executivo tailandês Nawat Itsaragrisil, responsável pela organização do concurso neste ano.
A brasileira Maria Gabriela Lacerda chegou ao Top 30.
Durante uma transmissão ao vivo no dia 4 de novembro, Nawat chamou a Miss México de “estúpida” por, segundo ele, não publicar conteúdo suficiente sobre a Tailândia em suas redes sociais.
Bosch reagiu aos insultos, afirmando que “tenho uma voz” e que Nawat não a estava “respeitando enquanto mulher”. O diretor do Miss Universo Tailândia chamou seguranças para escoltá-la para fora da sala.
Candidatas de vários países se levantaram em solidariedade à mexicana, mas foram interrompidas quando Nawat ordenou que “quem quisesse continuar” se sentasse. A gravação viralizou na internet.
“Acredite no poder da sua autenticidade. Seus sonhos importam, seu coração importa. Nunca deixe ninguém fazer você duvidar do seu valor”, disse ela após coroação.
Quem é ela?
Nascida em 19 de maio de 2000 em Teapa, Tabasco, Fátima Bosch construiu uma carreira significativa unindo formação internacional em moda.
Ela começou os estudos na Escola Arjí, em Villahermosa, e depois seguiu para o campo do vestuário e design na Universidade Ibero-Americana, ampliando seus conhecimentos na Nuova Accademia di Belle Arti (NABA), em Milão, e no Lyndon Institute, em Vermont, nos Estados Unido.
Ela tem falado abertamente sobre o bullying que enfrentou na escola por ter dislexia e TDAH.
Brasil no Top 30
A piauiense Maria Gabriela Lacerda, 22, representante do Brasil no Miss Universo 2025, foi eliminada do concurso antes de chegar ao top 12, mas foi escolhida entre as 30 finalistas, feito que não acontecia há cinco anos. Entre as 122 concorrentes, a competição se organiza em top 30, top 12 e top 5.
Fonte: primeirapagina






