Mercedes EQS com bateria de estado sólido atinge 1.200 km de autonomia
A Mercedes-Benz testa um protótipo do EQS com bateria de estado sólido e alcança 1.200 km de autonomia. Entenda como essa tecnologia promete revolucionar o mercado de veículos elétricos.
A Mercedes-Benz acaba de dar um passo gigantesco em direção ao fim da “ansiedade de autonomia” dos carros elétricos. A montadora realizou um teste de longa distância com um protótipo do EQS equipado com uma bateria de estado sólido e percorreu mais de 1.200 km com uma única carga, sobrando ainda cerca de 136 km de autonomia.
Mercedes EQS com bateria de estado sólido atinge 1.200 km de alcance
A impressionante jornada de Stuttgart, na Alemanha, a Malmö, na Suécia, foi guiada pelo software de navegação da própria marca, simulando condições de condução reais, incluindo mudanças de altitude e trânsito.
O feito, que o diretor de tecnologia da Mercedes, Markus Schäfer, classificou como “um verdadeiro divisor de águas”, demonstra o enorme potencial das baterias de estado sólido. Desenvolvida em parceria com a Factorial Energy, a tecnologia permite que a bateria armazene cerca de 25% mais energia sem aumentar o peso ou o volume do conjunto.

Além disso, o sistema utiliza atuadores pneumáticos para manter a pressão nas células, aumentando a segurança e a longevidade.
Modernidade x tradição
Essa inovação no campo da eletrificação contrasta com a recente notícia de que a Mercedes também planeja manter a produção de ícones tradicionais. O CEO Ola Källenius já afirmou que o icônico motor V12 continuará em produção até a década de 2030, e a empresa está revivendo modelos como o Classe G Cabriolet.
Essa estratégia mostra que a Mercedes-Benz está buscando um equilíbrio entre o futuro dos veículos elétricos e a tradição de seus motores e designs clássicos. A empresa aposta que a busca por autonomia e a paixão por potência e luxo podem coexistir lado a lado.

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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360