Mercedes-Benz e Farasis Energy avançam no “Santo Graal” das baterias de estado sólido
A Farasis Energy, apoiada pela Mercedes-Benz, anuncia a fase final do desenvolvimento de suas baterias de estado sólido. Entenda o que a tecnologia significa para o futuro dos carros elétricos e da robótica.
A corrida para desenvolver baterias de estado sólido, consideradas o próximo grande avanço para veículos elétricos, ganhou um novo e importante capítulo.
A Farasis Energy, uma das principais fabricantes de baterias do mundo e apoiada pela Mercedes-Benz, anunciou que está finalizando a fase piloto de sua primeira geração de baterias de estado sólido. A expectativa é que as primeiras entregas sejam feitas a parceiros estratégicos ainda no final de 2025.
Mercedes-Benz e Farasis Energy avançam no “Santo Graal” das baterias de estado sólido
As baterias de estado sólido são vistas como o “Santo Graal” da eletrificação por oferecerem uma combinação de benefícios que as baterias de íons de lítio convencionais não conseguem igualar. Elas utilizam um eletrólito sólido em vez de um líquido inflamável, o que as torna mais seguras e menos propensas a incêndios.
Além disso, a tecnologia permite uma densidade de energia significativamente maior, o que se traduz em maior autonomia para os veículos elétricos. Outra grande vantagem é a possibilidade de carregamento ultrarrápido, reduzindo drasticamente o tempo de espera nas estações.
A Farasis afirmou que suas baterias de primeira geração, que utilizam cátodos de alto teor de níquel e ânodos de silício, terão uma densidade energética de 400 a 500 Wh/kg. A empresa já tem um cronograma ambicioso para os próximos anos, com a promessa de uma segunda geração de baterias de estado sólido de 500 Wh/kg em 2026 e uma terceira geração, com densidade ainda maior, em 2027.

Da mobilidade urbana à robótica humanoide
O avanço da Farasis não se limita apenas aos carros. A empresa também está desenvolvendo baterias de estado sólido para outras aplicações, incluindo robôs humanoides.
Amostras já foram entregues a empresas líderes do setor, com um produto de até 400 Wh/kg que passou por testes de segurança extremos, como perfuração com pregos e exposição a uma câmara térmica de 250°C. Essa iniciativa demonstra a versatilidade da tecnologia e seu potencial para revolucionar não apenas o setor automotivo, mas também a robótica e a mobilidade aérea urbana.
Além disso, a Farasis já tem um sucesso comercial com suas baterias de estado semissólido, que estão em uso em escala de gigawatts-hora e custam apenas 5% a 10% a mais que as baterias líquidas.
Com a expansão das bases de produção e a garantia de projetos com grandes clientes como a Xpeng AeroHT e o GAC Group, a Farasis se posiciona como um dos líderes na corrida por uma nova era de baterias.
Você acredita que as baterias de estado sólido vão ser o fator decisivo para a popularização dos veículos elétricos? Deixe sua opinião sobre esse avanço tecnológico nos comentários!
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Fonte: garagem360