Cenário Agro

Mercado de Algodão: Estabilidade de Preços e Ritmo Lento Continuam

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Os preços internos do algodão seguem registrando pequenas oscilações desde a primeira dezena de outubro de 2025, mantendo uma diferença de aproximadamente 4% entre os valores mínimo e máximo no período. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, as flutuações nos preços externos e no câmbio, aliadas à ausência de novos dados econômicos que possam impulsionar a demanda e ao bom volume mundial de estoques de passagem, têm dificultado avanços mais consistentes nas cotações praticadas no Brasil.

No mercado spot nacional, o cenário segue marcado por cautela. Vendedores consultados pelo Cepea continuam priorizando a geração de caixa por meio das exportações e também com o avanço da colheita da safra de verão. Do outro lado, compradores não demonstram necessidade imediata de recompor estoques. Esse movimento mantém uma espécie de “queda de braço” entre as partes, limitando a liquidez e reduzindo a possibilidade de reações mais expressivas nos preços.

No mercado externo, o ritmo de embarques apresentou retração. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o Brasil exportou 316,86 mil toneladas de algodão em janeiro de 2026. O volume é 30% inferior ao observado em dezembro e 23,8% menor que o registrado no mesmo período do ano anterior, quando os embarques somaram 415,6 mil toneladas.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.