Menino com doença rara consegue 2 doadores de medula compatíveis e pai se emociona

Depois de tanto esperar por um, apareceram logo 2 doadores de medula para um menino que tem uma doença rara. E mais: os dois 100% compatíveis. A família do Enzo Veiga Guimarães, de 4 anos, que mora em Nepomuceno, no Sul de Minas Gerais, vibrou com a notícia boa tão esperada.
O pai do menino diagnosticado com deficiência de purina-nucleosídeo fosforilase, Marcelo Veiga, é só alegria. depois de ter perdido a caçula, Antonella, de 1 ano e 8 meses, para a mesma doença, uma condição raríssima que causa imunodeficiência e problemas neurológicos.
“É de chorar”, desabafou Marcelo. “Agradecemos muito a todos que ajudaram. Não sabemos quem são os doadores, de onde são, mas agradecemos muito.”
Logo virá a cirurgia
A família jamais perdeu a esperança de ser diferente com Enzo. A campanha por doadores para o menino se espalhou por Minas Gerais. Há menos de um mês, veio a notícia dos doadores, depois que todos os parentes foram incompatíveis.
No próximo dia 28 de abril, o Enzo vai passar por uma avaliação para que, assim, possa ser submetido à cirurgia.
“Temos muita fé em Deus, e a campanha foi um sucesso. As pessoas ajudaram muito. Agora, é viver um dia após o outro até salvarmos a vida do nosso menininho”, afirmou.
Leia mais notícia boa
Sintomas da condição rara
Como a irmã, Enzo apresentou sintomas de gripe que não passavam com medicamentos. Com o tempo, ele sofreu perda de coordenação motora e passou a se alimentar por sonda, segundo O Tempo.
A doença é tão rara que no Brasil há menos de 30 casos registrados. Nos Estados Unidos, são cerca de 100. É uma condição provocada por mutação genética e é autoimune.
A única forma de conter o avanço da condição é por meio do transplante de medula.
Exames genéticos deram o diagnóstico raro.
A única chance de salvar o Enzo é por meio do transplante de medula óssea e por sorte ele agora tem dois doadores.
A esperança está acesa!
Fonte: sonoticiaboa