Sophia @princesinhamt
Boas Ações

Menina de 8 anos luta para recuperar pernas após acidente com carreta

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Uma semana após conquistar uma medalha de ouro no jiu-jítsu, a pequena Maria Valentina, de apenas oito anos, foi vítima de um grave acidente na sexta-feira (16). Ela tentava atravessar a BR em Nova Xavantina (a 415 km de Cuiabá), acompanhada de irmãos e primos. As rodas traseiras de uma carreta esmagaram as pernas da menina, e agora ela corre o risco de dupla amputação.

Na noite desta terça-feira (20), o tio da menina, Haviner Lima, conversou com o , relatando os detalhes do ocorrido e o delicado estado de saúde de Maria Valentina. Segundo ele, um dos primos, ao perceber o perigo, tentou ajudar a menina e o próprio condutor da carreta ainda tentou desviar o veículo, sem sucesso.

Maria Valentina passou pela primeira cirurgia na noite de sexta-feira, com o implante de pinos, com intuito de estabilizar para uma possível transferência para Cuiabá ou Goiânia.

No sábado, ela foi levada para Goiânia, onde, após avaliações médicas, passou por mais duas cirurgias. Foi nesse momento que os médicos constataram o risco iminente de amputação.

“Essa cirurgia que eles fizeram hoje (terça-feira), eles devem esperar por três dias. Se ela evoluir bem, positivamente, é o que a gente espera e ora, e pede pra todo mundo orar. Se ela não progredir, aí o caso de amputação é muito real”, explicou Haviner Lima, que teme por necrose ou outras complicações.

Mesmo no cenário mais otimista, a recuperação de Maria Valentina será longa e exigirá mais cirurgias e um período extenso de internação. A menina deve permanecer na UTI por mais 30 dias, alimentando-se por sonda.

Ainda de acordo com o tio, apesar da gravidade, ela está consciente, embora sob efeito de morfina ou outra sedação, e em momentos de lucidez, pede desculpas ao pai e implora aos médicos para que “não tirem suas perninhas”.

Devido ao quadro delicado de saúde da menina, os pais dela a estão acompanhando em Goiânia, e impossibilitados de trabalhar e ter remunerações no momento.

Diante da necessidade de arcar com os custos do tratamento de Maria e do sustento dos outros dois irmãos, a família mobilizou uma vaquinha solidária.

Fonte: hnt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.