“Eu não vi o artigo, não vi o seu conteúdo. Escrever um artigo eu não vejo problema nenhum, dependendo do conteúdo. Acho que qualquer presidente, qualquer governador, qualquer cidadão, qualquer político podem escrever e publicar. Agora depende do conteúdo, mas acima de tudo não podemos desistir de conversar. O diálogo sempre foi o melhor combustível da política e da construção de soluções”, disse o governador em entrevista ao Olhar Direto.
O posicionamento de Mendes surge no momento em que o artigo de Lula repercute no cenário internacional. O presidente afirmou que está disposto a negociar com os EUA, mas deixou claro que a democracia e a soberania nacional não são passíveis de barganha. “Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta”, escreveu Lula.
No texto, o petista também criticou a tarifa de 50% imposta pelo governo Trump sobre produtos brasileiros, em vigor desde agosto, e classificou a medida como “ilógica” e “equivocada”. Ele ainda defendeu o sistema de pagamentos digitais PIX, acusando os EUA de tentar deslegitimar uma ferramenta que promove inclusão financeira no país.
Mendes, embora não tenha entrado no mérito das críticas feitas por Lula, reforçou a importância de manter pontes de diálogo em meio às divergências. “O diálogo sempre foi o melhor combustível da política e da construção de soluções”, concluiu o governador.
Fonte: Olhar Direto