Em uma de suas declarações, Abilio classificou a qualidade de ensino da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) como uma “bosta”, termo que ele mesmo admitiu ser inapropriado. Além disso, ele argumentou que o fato de a educação do estado estar em 8º lugar no ranking nacional indica que a qualidade do ensino no Brasil está ruim como um todo.
Mendes, entretanto, preferiu evitar o embate. Segundo ele, o Abilio precisa focar no trabalho e na entrega de resultados, pois é isso que a população cobrará dele e dos demais prefeitos nos finais dos respectivos mandatos.
“Eu não gosto muito de ficar entrando em polêmica, eu prefiro trabalhar e entregar resultado. E eu acho que o prefeito Abílio, ele também pode trabalhar, se preocupar mais em entregar resultado, porque pode ter certeza que é isso que a população vai cobrar dele, de qualquer prefeito municipal, que trabalhe e entregue resultado”, disse.
“Falar de polêmicas, falar de coisas cotidianas, falar de alguns posicionamentos, é importante? É. Mas no final do dia isso não enche a barriga de ninguém, não transforma a realidade. Então eu digo isso para todos os prefeitos de Mato Grosso, trabalhe e entregue o resultado. Não existe senhor do bom começo, existe senhor do bom fim”.
Mendes, que é formado em engenharia elétrica pela instituição, também preferiu não entrar em confronto neste tema e manifestou seu carinho pela universidade.
Ao ser questionado sobre a fala do prefeito, o governador afirmou que não atuaria como “comentarista de falas de nenhum prefeito do estado” e que cada um deve ser responsável por suas próprias declarações.
Mendes ainda destacou o papel da reitoria da UFMT, afirmando que a instituição tem seus próprios representantes para responder por ela. “A UFMT tem pessoas que respondem por esse patrimônio público de Mato Grosso, que é a reitora, que são os diretores, que cuidam da nossa universidade”, disse.
O governador afirmou ainda que gratidão e respeito à UFMT, ressaltando o papel da universidade em sua trajetória.
“Tenho o maior carinho pela universidade, fui formado lá, sou filho da Universidade Pública Federal de Mato Grosso e tenho muito respeito por aquela instituição e pela grande contribuição que ela deu e a oportunidade que ela me deu para transformar a minha vida”.
Fonte: Olhar Direto