Combate ao Mosquito
Política

Mendes critica a cultura que impede os indígenas de trabalhar e dependem de esmolas da Funai

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) voltou a criticar o que chamou de “cultura do não pode” no Brasil. Em entrevista ao podcast “Apro360”, da Aprosoja, o chefe do Executivo estadual criticou as restrições impostas aos povos indígenas, afirmando que eles não podem trabalhar e dependem de “esmola” da Funai.

Ele afirmou que a situação dos indígenas brasileiros é diferente da encontrada em países como Estados Unidos e Canadá. Segundo Mendes, nesses países, os indígenas têm permissão para trabalhar.
“Nos Estados Unidos, o índio americano trabalha, o índio canadense trabalha, mas no Brasil não pode trabalhar. Tem que ficar dependendo da esmola da Funai, que não cuida direito deles. Temos que tirar essas pessoas com mentalidade atrasada para fazer uma nova mentalidade.”
A fala foi feita no momento em que criticava os entraves à liberação da construção da Ferrogrão, ferrovia estratégica para o escoamento de grãos que ligará Sinop, no norte do Estado, ao porto de Miritituba, no Pará, e enfrenta resistências ambientais e indígenas. 
O projeto da Ferrogração está judicializado no Supremo Tribunal Federal (STF) devido a uma ação do PSOL, que contesta a retirada de parte do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para a construção da ferrovia.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.