Cinema

Mel Gibson brilha em aventura visualmente deslumbrante disponível em streaming

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As melodias desta aventura histórica são clássicos premiados. E, no entanto, não é levado aos holofotes com a mesma confiabilidade que muitos outros filmes do chamado Renascimento Disney – o período em que a lançava um fenômeno global ano após ano.

Isso pode ocorrer porque o filme, que já teve uma recepção controversa em 1995, agora está ainda mais explosivo no discurso público. Mas eis uma oportunidade de deixar o longa falar por si. Pocahontas está disponível no .

“Eles distorcem nossa história e nossa cultura”: Este famoso filme da Disney lançado nos anos 90 irritou muitas pessoas em seu país de origem

Um filme cujas imagens são tão vibrantes quanto as discussões sobre ele

No início do século XVII: Uma expedição liderada pelo Governador Ratcliffe (voz original de ) está a caminho da América. A bordo do navio está o aventureiro John Smith (), que, ao contrário de Ratcliffe, está menos interessado em recursos naturais e mais em satisfazer sua sede de exploração.

Enquanto isso, a jovem nativa Pocahontas () descobre que seu pai, Powhatan (), quer casá-la com o estoico guerreiro Kocoum (James Apaumut Fall). Frustrada, ela vagueia por sua amada região rural – quando conhece John Smith e percebe que tem uma conexão com ele.

2025 word3

Walt Disney Animation Studios

Com uma bilheteria mundial de 346 milhões de dólares, Pocahontas foi um dos maiores sucessos do ano cinematográfico de 1995 – mas também representou uma queda significativa em comparação com , lançado no ano anterior. E embora tenha ganhado um Oscar por Melhor Trilha Sonora Original, escrita por , e outro pela canção ” Colors of the Wind “, escrita por Menken e .

A resposta crítica ao filme já era bastante mista em 1995. Mesmo naquela época, havia um debate acalorado sobre se seria de mau gosto transformar a história real, muito mais dramática, de Pocahontas, que mediava entre sua tribo e os colonialistas, em um musical sentimental com conotações sobrenaturais.

E também houve controvérsia sobre a representação do povo de Pocahontas: seria desrespeitoso ou elementos especiais podem ser desculpados como estilização específica do gênero? E o conflito entre os povos indígenas e os ingleses seria simplista demais ou retratado de forma apropriada para o público familiar — pois, em 1995, era tudo menos comum uma grande produção de Hollywood retratar os colonialistas como agressores vorazes?

2025 word3

Walt Disney Animation Studios

Questões que se tornaram ainda mais prementes nos quase 30 anos desde então: responsabilidade da mídia, representação respeitosa de diversos grupos culturais, estereótipos negativos e a reavaliação um tanto desastrosa da própria história pelos Estados Unidos estão sendo discutidas com mais frequência, intensidade e diversidade do que naquela época.

Um filme que pode ser redescoberto repetidas vezes

Mas mesmo separado desse complexo de tópicos, Pocahontas continua sendo um caso complicado. O filme mostra a forte interferência do ex-chefe do estúdio Disney, . Diz-se que Katzenberg impulsionou a equipe, liderada pelos diretores e , a uma narrativa estereotipada que, segundo ele, lhe renderia uma chuva de Oscars.

Isso também pode explicar alguns dos diálogos e cenas forçadas, que acabam se transformando em um deleite leve e familiar. Por outro lado, Pocahontas tem uma dramaturgia colorida, sedutoramente bela e uma narrativa sofisticada, um verdadeiro desfile de músicas cativantes e um ato final emocional cheio de nuances que merece mais respeito.

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.