Educação

MEC aplica sanções a cursos de Medicina em MT após reprovação no Enamed

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

O Ministério da Educação (MEC) acendeu o sinal vermelho para o ensino médico em Mato Grosso. Segundo o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta segunda-feira (19), duas instituições privadas do estado tiveram desempenho insatisfatório e serão alvo de sanções administrativas que incluem a redução de vagas e até a suspensão total de novos ingressantes.

Em Mato Grosso , a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos campus de Cuiabá e Sinop, e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) atingiram a nota 4, considerada um patamar de alta qualidade. Já a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) ficaram com a nota 3, atingindo o critério de regularidade.

Por outro lado, o Centro Universitário do Pantanal (Unipantanal), em Cáceres, obteve a nota 1 — o nível mais baixo da avaliação —, o que acarreta a suspensão total da entrada de novos estudantes. A Universidade de Cuiabá (UNIC) recebeu a nota 2 e também enfrentará penalidades, como a redução compulsória de vagas e ficam impedidas de participar de programas de financiamento federal, como o Fies.

Veja tabela:

2026 word2
G1

O Enamed é a nova ferramenta do MEC, via Inep, para medir o nível de conhecimento dos formandos em medicina. O balanço nacional revelou que cerca de 30% dos cursos avaliados estão em situação crítica:

Conceito 1 e 2: 107 cursos (sofrerão sanções imediatas);

Conceito 3: 80 cursos;

Conceito 4: 114 cursos;

Conceito 5 (Nota máxima): 49 cursos.

As penalidades são graduais e buscam forçar a melhoria da qualidade do ensino. Dos cursos penalizados no Brasil:

8 cursos tiveram ingresso suspenso e corte total de programas como o Fies; 13 cursos sofreram redução de 50% das vagas; 33 cursos perderam 25% das vagas e 45 cursos estão proibidos de ampliar sua oferta atual.

A reportagem entrou em contato com a UNIC e com a Unipantanal para obter um posicionamento sobre os resultados e as medidas que serão adotadas.

A Universidade do Pantanal, informou por meio de nota que ainda não podem se manifestar sobre o assunto no momento. Já a Universidade de Cuiabá mas não houve retorno até o fechamento desta publicação. O espaço segue aberto para futuras manifestações das instituições.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.