Sem citar diretamente o ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), com quem protagonizou uma série de embates ao longo dos últimos anos, Mauro destacou que tanto a regularização fundiária quanto o asfaltamento das ruas do bairro deveriam ser conduzidos pelo município. “Regularização fundiária é um problema do Brasil. O governo do Estado retomou esse programa, fazendo papel que seria da prefeitura, mas o governo está fazendo”, disparou o chefe do Executivo.
O gesto, além de reforçar o protagonismo do Estado na capital, tem também uma simbologia política. O bairro Jardim Fortaleza, por anos esquecido pelas ações da gestão municipal, se tornou vitrine para o governo estadual apresentar resultados concretos. “Não é só um título, é o sonho de quem trabalhou. É escritura definitiva, registrada em cartório, sem nenhum custo para o cidadão”, completou Mendes.
Além dos títulos, Mauro anunciou que o governo vai concluir o asfaltamento de 100% do bairro — incluindo as ruas que ficaram de fora dos projetos anteriores. “Vamos fazer o que a prefeitura não fez. Escaparam do projeto duas ou três ruas, mas vamos asfaltar 100% do bairro Jardim Fortaleza”, garantiu. O serviço, segundo ele, será retomado assim que o período de chuvas for encerrado.
O embate entre Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro é antigo e público. Desde que Mendes assumiu o governo estadual, as divergências com o então prefeito da capital se intensificaram, principalmente em torno da mobilidade urbana — com a substituição do VLT pelo BRT — e da falta de diálogo institucional. A gestão estadual, em diversos momentos, se colocou como alternativa à inoperância da Prefeitura de Cuiabá, assumindo obras e serviços na cidade, como pavimentações, reformas escolares e ações na saúde.
Com a entrega das escrituras no Jardim Fortaleza, o governador aproveitou para reforçar que o Estado tem avançado na regularização fundiária em vários municípios. “Vamos entregar quase 20 mil escrituras este ano só entre Cuiabá e Várzea Grande. É o maior programa de regularização fundiária da história de Mato Grosso”, afirmou.
Mauro aproveita entrega de escritura e anúncio de asfalto e ironiza: “Fazemos o que a Prefeitura não fez” pic.twitter.com/rPztd1Fiw3
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) March 28, 2025
Fonte: leiagora