Segundo ele, o principal entrave ao crescimento do país é a dívida pública, que já ultrapassa R$ 7 trilhões.
“A economia brasileira está bem. Ela nunca esteve mal. O que está mal nesse país são as contas públicas do governo federal. A dívida pública brasileira é o principal responsável pelo juro alto nesse país”, declarou.
Mauro explicou que o endividamento crescente obriga a União a recorrer constantemente a novos empréstimos, elevando ainda mais os juros.
“Traduzindo isso, nós deveríamos estar pagando de juros, só de juros, quatro Mega-Senas da virada por dia. E o governo está conseguindo pagar, porque há vários anos temos déficit primário”, disse.
O governador também ressaltou que o déficit primário, quando o governo gasta mais do que arrecada, sem sobrar recursos, é um dos fatores que mantém o país em um ciclo de endividamento.
“Todo ano o governo federal tem que emprestar dinheiro no banco para pagar o juro que venceu, aumentando assim a dívida. E é por isso que o juro é tão caro no Brasil”, completou.
Para ele, a equação é simples e compreensível a qualquer cidadão.
“Se você deve muito e não está conseguindo pagar, qualquer banco, qualquer instituição, até os seus amigos, vai te cobrar mais caro ou nem vai te emprestar. O Brasil vive exatamente isso”, ressaltou.
Fonte: Olhar Direto