“O Raoni tem que se explicar. Eu gosto dele, é uma liderança indígena que tem muito respeito, tem o nosso respeito, mas está sendo incoerente. Ele já falou várias vezes para mim que quer o asfalto [no Xingu], mas não quer a Ferrogrão. Olha que absurdo!”, declarou Mendes.
Embora Raoni seja favorável à pavimentação dentro do Parque Nacinal do Xingu, ele se opõe à Ferrogrão, cujo traçado prevê a passagem pela área e por outras terras indígenas da bacia do rio Xingu.
Para o governador Mauro Mendes, essa postura representa uma contradição, já que, segundo ele, o asfalto no parque indígena será financiado pelo agronegócio, setor que tem grandes expectativas em relação à Ferrogrão.
“O asfalto para ele, ok. O Ferrogrão para o Mato Grosso, para o agronegócio, para o desenvolvimento da economia, inclusive para pagar o asfalto que ele está pedindo, isso ele não quer. Incoerência. Eu acho que o Raoni, com todo o respeito, está sendo utilizado por alguns líderes ou por algumas pessoas para ser longa manus daquele interesse que nós sabemos não é o interesse dos brasileiros”, concluiu.
Fonte: leiagora