Enquanto alguns atores e cineastas se insurgem , outros parecem estar se protegendo, impedindo preventivamente que terceiros usem suas imagens sem sua permissão. e , por exemplo, já firmaram parceria com a empresa ElevenLabs para .
Se você não pode vencê-los…
No caso de McConaughey, sua parceria com a ElevenLabs já dura bastante tempo: ele colabora com a empresa desde 2022 e até se tornou um investidor. Com o novo acordo, as vozes dos dois atores serão incluídas na plataforma Iconic Voice Marketplace, que permitirá que empresas de todos os tipos usem suas vozes para projetos e conteúdos como narração de livros ou leitura de artigos.
“Desde nossa primeira conversa, fiquei impressionado com a forma como a equipe da ElevenLabs pegou a magia da tecnologia essencial e a transformou em produtos que criadores, empresas e contadores de histórias podem usar todos os dias”, disse McConaughey em um comunicado, conforme relatado pela Variety. “Lancei meu boletim informativo, Lyrics of Livin, como uma forma de compartilhar histórias e ideias com a minha própria voz para aqueles que desejam ouvir.”
Warner Bros.
“Agora, graças à ElevenLabs, Lyrics of Livin está se expandindo com uma edição em espanhol, permitindo alcançar e nos conectar com muito mais pessoas. Para todos que estão desenvolvendo com tecnologia de voz: continuem avançando. Vocês estão ajudando a criar um futuro onde poderemos desviar o olhar de nossas telas e nos conectar por meio de algo tão atemporal quanto a própria humanidade: nossas vozes.”
Além de Judy Garland, John Wayne e outros
McConaughey e Caine são duas das mais recentes “aquisições” da ElevenLabs, juntando-se a uma lista de outros artistas como , , e . De acordo com a empresa, sua plataforma resolve o principal problema ético enfrentado por grande parte do : suas vozes são legalmente licenciadas e têm a permissão de seus proprietários (ou de seus herdeiros, no caso de artistas falecidos).
Por meio do marketplace, a ElevenLabs conecta empresas aos detentores dos direitos autorais da voz desejada. Uma vez firmado o acordo, a tecnologia pode ser usada para gerar a colaboração ou a licença. No entanto, com essa iniciativa, McConaughey e Caine se posicionaram em desacordo com grande parte da indústria, que resiste ao uso de IA generativa.
“Durante muitos anos, emprestei minha voz a histórias que emocionaram as pessoas. Histórias de coragem, engenhosidade e do espírito humano. Agora, estou ajudando outros a encontrarem a sua”, disse Caine, também em um comunicado. “Com a ElevenLabs, podemos preservar e compartilhar essas vozes – não apenas a minha, mas a de todos. A inovação não está sendo usada para substituir a humanidade, mas para celebrá-la.”
Fonte: adorocinema






