Mapa do Turismo 2022/2024 no Brasil conta com 80 municípios mato-grossenses inseridos e distribuídos em 15 regiões. O Turismo Rural é um dos segmentos que a cada dia cresce no país e no estado, em especial diante a pandemia do Covid-19 e a alta do dólar.
O Turismo Rural em Mato Grosso é o tema do Bom Dia Senar-MT desta quarta-feira (07). Conforme a turismóloga e instrutora credenciada do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Katiuscia da Costa Camargo, dados da Organização Mundial do Turismo apontam um crescimento de 30% na demanda do Turismo Rural no Brasil.
“Esses 30% ocorreram diante a pandemia e a alta do dólar. Pessoas que viajam para o exterior começaram a viajar dentro do país e pessoas que iam para outros estados começaram a viajar dentro de seus próprios estados, oportunizando o Turismo Rural”, diz.
Em Mato Grosso dentre as segmentações de Turismo Rural podem ser encontradas as opções voltadas para o lado profissional, religioso, bem-estar e saúde, esportivo e aventureiro, ecoturismo, etnoturismo, gastronomia e místico.
Inserção no Mapa do Turismo
Mato Grosso no Mapa do Turismo 2019/2021 constavam com 85 municípios. Conforme a instrutora, no novo mapa divulgado pelo Ministério do Turismo o número caiu para 80. A retração, permanência ou acréscimos de municípios variam conforme o atendimento há alguns critérios.
“A seleção dos municípios é feita dentro do Ministério do Turismo e os pré-requisitos para eles entrarem são possuir órgão gestor, conselho municipal e que já estejam desenvolvendo projetos para o turismo”, explica Katiuscia.
Regiões mato-grossenses consideradas turísticas
Os 80 municípios considerados com potencial turístico, incluindo o rural, estão divididos em 15 regiões:
- Vale do São Lourenço
- Pantanal Mato-grossense
- Região Metropolitana
- Médio-norte
- Nascente Platina Amazônica
- Vale do Teles Pires
- Domo do Araguaia
- Roncador Araguaia
- Araguaia Xingu
- Amazônia Mato-grossense
- Portal do Amazônia
- Vale do Guaporé
- Paraíso Verde
- Rota dos Ipês e das Águas
- Águas do Vale do Cabaçal
Treinamentos no Senar-MT
O Senar-MT oferta hoje quatro treinamentos destinados ao Turismo Rural, sendo dois com carga horária de 16 horas e dois com 24 horas. Os treinamentos funcionam como módulos, segundo a instrutora, partindo desde o planejamento para a implantação do mesmo até mesma a qualificação no atendimento ao turista.
“Toda propriedade rural tem potencial para o turismo. O produtor interessado deve procurar o Sindicato Rural e seu município e solicitar as qualificações do Senar-MT apenas”, frisa Katiuscia.