Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Líder nacional, Mato Grosso registra 58% do CAR analisado

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
CAR Lavoura com reserva legal em Campo Verde foto Rafael Marques Secom - MT

Mato Grosso já analisou 58% dos Cadastros Ambientais Rurais (CARs) realizados no estado e validou cerca de 11% deles. Dados do Sistema Florestal Brasileiro (SFB) revelam que a área analisada através do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) é mais de 10 vezes a média nacional, que é de 4%.

Mais de 130 mil produtores estão incluídos Cadastro Ambiental Rural (CAR) para regularizar propriedades, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

+Pressão ambiental está aumentando e pode trazer embargos para o agro brasileiro, diz Mauro Mendes

Dados da Sema-MT mostram que a maior área analisada está dentro de grandes propriedades, que possuem mais de 15 módulos fiscais. Em área, representam 73% dos analisados, com 6.125 propriedades. Aproximadamente 7 mil, ou 15% dos cadastros são de médias propriedades, entre 4 a 15 módulos. As pequenas propriedades, com até quatro módulos fiscais, somam 10% da área analisada, com 32 mil cadastros.

Investimentos e parcerias auxiliaram, diz Sema-MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que para atingir tais resultados a investiu na contratação de profissionais especializados para intensificar as análises, além de empenho dos servidores.

+Medidas para regularização ambiental deveriam ser prioridade, afirmam especialistas; veja vídeos

Outros fatores que contribuíram nos últimos quatro anos, segundo a gestora, foram a padronização das análises, implantação de novos procedimentos de gestão.

“Apesar de Mato Grosso ser reconhecido pelo melhor desempenho na implementação do CAR, o trabalho é contínuo para ampliar ainda mais o número de validações. O objetivo é analisar todos os cadastros que estão no Sincar até o final de 2023”, diz Lazzaretti.

Ainda segundo a secretária de Meio Ambiente, a participação do Ministério Público Estadual para avaliar os procedimentos implantados, bem como de entidades do setor produtivo, também contribuíram para o saldo.

Análise do CAR em fase única e módulo

Segundo a Sema-MT, em 2022 a análise dos técnicos da Sema passou a ser feita em fase única. O cadastro só é validado quando não houver mais nenhuma pendência de documentação, e com o Plano de Regularização Ambiental (PRA) assinado.

+Mauro Mendes sugere confisco e perda da área para quem praticar desmatamento ilegal

A pasta revela estar desenvolvendo um módulo do CAR voltado especificamente para assentamentos rurais. A expectativa é a entrada de mais 100 mil cadastros na base de dados para análise, que somaria, ao menos, 230 mil cadastros.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.