A rede estadual de ensino de Mato Grosso ainda dispõe de mais de 30 mil vagas abertas para o Ensino Fundamental e Médio para o ano letivo de 2026. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) nesta terça-feira (13), a rede já registra 272.588 estudantes matriculados, mas a meta é atingir a marca de 303.907 alunos até o início das aulas, previsto para o dia 2 de fevereiro.
Para alcançar o objetivo, as unidades escolares iniciaram esta semana a convocação de candidatos que constam na lista de espera. Além disso, as secretarias das escolas seguem com atendimento presencial para a realização de matrículas diretamente no balcão, estratégia adotada para captar os alunos que ainda não garantiram sua vaga no sistema regular.
Mesmo com o recesso escolar, o atendimento ao público permanece ativo em todo o estado. O Secretário de Educação, Alan Porto, avaliou positivamente o processo, destacando o sucesso do sistema digital. “O sistema de Matrícula Web funcionou de forma eficiente, segura e transparente. No entanto, para quem não conseguiu vaga pela internet, reforçamos que as escolas continuam de portas abertas com equipes preparadas para o atendimento presencial”, afirmou o secretário.
A Seduc orienta que, caso não haja disponibilidade de vaga na unidade de preferência, os pais ou responsáveis devem procurar as Diretorias Regionais de Educação (DREs). As unidades regionais possuem o mapeamento completo da rede e auxiliam as famílias na localização de escolas próximas que ainda possuam vagas disponíveis.
O governo ressalta que este é o momento decisivo para o planejamento do ano letivo. A orientação é que os responsáveis não deixem a regularização para a última hora, garantindo assim a organização pedagógica e a vaga do estudante antes do início do calendário escolar.
Da assessoria
Fonte: leiagora






