No dia 1Âș de agosto Ă© comemorado o Dia Internacional da Cerveja, uma data celebrada em mais de 50 paĂses por apaixonados pela bebida mais consumida do mundo. Em Mato Grosso, hĂĄ bons motivos para comemorar: o estado registrou um crescimento de 1.566% no nĂșmero de cervejarias artesanais nos Ășltimos 11 anos.
Pesquisa recente realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio Ă s Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), indica que bebidas artesanais (como cervejas) lideram a preferĂȘncia de consumo fora do lar em Mato Grosso. Segundo o levantamento, 51%, dos entrevistados disseram que esperam encontrar cervejas artesanais e coquetĂ©is inovadores em bares e restaurantes que frequentam.
Outro dado relevante apurado pelo Sebrae/MT Ă© que em 2014, o estado contava com apenas trĂȘs cervejarias artesanais. JĂĄ, em 2025, esse nĂșmero saltou para 50 empreendimentos, sendo 48 classificados como pequenos negĂłcios.
Este avanço nĂŁo Ă© por acaso. Para fomentar a produção local e fortalecer o setor, o Sebrae Mato Grosso promove diversas açÔes para desenvolver e tornar os pequenos negĂłcios do ramo cervejeiro mais competitivos. A gestora estadual de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, destaca que âentre as açÔes, que incrementa o turismo regional, estĂĄ a criação da âRota da Cerveja Artesanalâ, lançada em 2024, para promover a conexĂŁo entre os sabores locais e a cultura cuiabanaâ, diz Beatriz Jardim.
A iniciativa reĂșne algumas das principais cervejarias da baixada cuiabana, como Louvada, LaCerva, XaraĂ©s, BR3, Van Dogh, Haus Bier e CuiaverĂĄ, e para manter o setor aquecido, o produto tem sido inserido em eventos, como a Feira Internacional do Turismo (Fit Pantanal), realizada em junho, e estarĂĄ presente na Feira do Empreendedor (FE), que vai acontecer entre os dias 03 a 05 de outubro. Recentemente, passaram a integrar a rota as cervejarias Dourada e BierWerk.
De acordo com o gestor Regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, Lucas Vasconcelos, o circuito fomenta a produção da bebida e transforma o estado como referĂȘncia no setor cervejeiro. âO circuito foi idealizado para que o pĂșblico conheça desde as cervejas tradicionais atĂ© aquelas que incorporam produtos tĂpicos da regiĂŁo, como o pequi, por exemplo. AlĂ©m da bebida e turismo, o circuito contempla tambĂ©m as opçÔes gastronĂŽmicas. E o resultado dessa cadeia Ă© a expansĂŁo econĂŽmica dos pequenos negĂłciosâ, enfatiza.
A Rota da Cerveja propĂ”e uma experiĂȘncia completa ao consumidor, incluindo a harmonização das cervejas artesanais com pratos regionais. Petiscos como bolinho de Maria Izabel, bolinho de brisket, panceta frita e pizza fazem parte das combinaçÔes oferecidas pelas cervejarias.
AlĂ©m de CuiabĂĄ e VĂĄrzea Grande, empreendimentos de cervejas artesanais estĂŁo distribuĂdos em 22 cidades mato-grossenses: Ăgua Boa, Alta Floresta, Barra Do Garças, CĂĄceres, Chapada dos GuimarĂŁes, Itiquira, Juara, JuĂna, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Primavera do Leste, QuerĂȘncia, RondonĂłpolis, Santo AntĂŽnio de Leverger, Sapezal, Sinop, Sorriso, TangarĂĄ da Serra, Tapurah e Terra Nova do Norte tem empresas para produção de cerveja artesanal.
O proprietĂĄrio de uma das cervejarias que compĂ”e a rota, Manuel Antonio Pereira Araujo, da CuiaverĂĄ, disse que o sonho da famĂlia em fazer cerveja começou em 2016, com a produção caseira. A fĂĄbrica sĂł foi efetivada em 2023.
âEstamos presente em CuiabĂĄ, mas temos o projeto futuro de levar nossa produção para outros estados. A Rota Ă© uma ferramenta estratĂ©gica fundamental para a difusĂŁo da cultura cervejeira e para o fortalecimento do ecossistema da cerveja artesanalâ, declarou.
O Sebrae oferece consultorias, oficinas e cursos, muitos deles gratuitos voltados a empreendedores que desejam inovar com pouco investimento e captar oportunidades a partir de tendĂȘncias do mercado. Para mais informaçÔes, acesse www.mt.sebrae.com.br ou procure a unidade mais prĂłxima.
Fonte: hnt