Flávio Roberto da Mata Pereira, de 33 anos, morreu neste sábado (6) em decorrência de intoxicação por metanol em Cuiabá. A família confirmou o falecimento, dias após exame da Politec apontar a presença da substância no organismo do paciente.
Morador de Nova Brasilândia, Flávio começou a passar mal depois de ingerir uísque durante uma festa em Planalto da Serra, em 15 de novembro. O quadro evoluiu rapidamente, e ele acabou transferido para o Hospital São Benedito, na capital, onde não resistiu.
Familiares relatam que Flávio buscou atendimento assim que surgiram os primeiros sintomas, mas o caso foi inicialmente tratado como ressaca. Dois dias depois, já desacordado, ele foi encaminhado ao hospital de Campo Verde, onde precisou ser intubado. Devido à gravidade, foi transferido em UTI aérea para Cuiabá, permanecendo em estado crítico até a morte.
Flávio é a quarta vítima fatal de intoxicação por metanol registrada em Mato Grosso. Na semana passada, um jovem de 24 anos morreu em um hospital particular de Barra do Garças (MT). Ele era morador de Querência e deu entrada na unidade em estado grave. Ainda segundo a SES, ele não recebeu o antídoto e o exame tóxicológico confirmou a contaminação.
No dia 21 de novembro, Márcia Guimarães, de 42 anos, moradora de Itanhangá (MT), morreu após 18 dias internada. Ela estava na UTI, entubada e recebia um antídoto específico.
Já o primeiro óbito foi registrado no dia 6 de novembro. A vítima era uma mulher de 30 anos, moradora de Várzea Grande.
Alerta crescente em MT
No total, Mato Grosso já contabiliza cinco casos confirmados de intoxicação por metanol: dois em Várzea Grande, dois em Itanhangá e o de Flávio Roberto, que evoluiu para óbito, mas ainda não aparece no painel oficial da Secretaria de Estado de Saúde.
A SES também apura a intoxicação do marqueteiro Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, que chegou a perder a visão após consumir bebida adulterada. Ele recuperou parcialmente a capacidade visual após receber fomepizol, antídoto utilizado no tratamento contra metanol.
Família publica nota de pesar
A família de Flávio divulgou uma nota agradecendo as mensagens de apoio e relatando que ele deixa lembranças de carinho e ensinamentos que permanecerão entre parentes e amigos. O comunicado também pede respeito ao momento de dor e conforto espiritual para todos os que sofrem com a perda.
Fonte: primeirapagina






