A Marinha e a Polícia Judiciária de Portugal interceptaram um narcossubmarino que transportava 6,5 toneladas de cocaína nos últimos dias. A apreensão ocorreu a cerca de 920 quilômetros dos Açores. Na tripulação estavam três brasileiros, um colombiano e um espanhol, ou seja, a operação contava com caráter internacional.
A embarcação partiu do litoral brasileiro com destino à costa da Península Ibérica. Em coletiva de imprensa, o diretor nacional da Polícia Judiciária portuguesa, Luís Neves, explicou que esses submarinos se aproximam da costa apenas o suficiente para ser abordados por lanchas rápidas. Depois disso, esses veículos mais velozes transportam a droga para o continente.
O que diz a Polícia Judiciária de Portugal

Neves afirmou que os tripulantes detidos eram indivíduos experientes e treinados para atravessar o Oceano Atlântico. Apesar de a corporação não divulgar o nome da organização criminosa envolvida, mencionou que o grupo é um dos muitos que têm o objetivo de “encharcar a Europa de muita cocaína”.
A operação começou em razão de informações do Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), que une esforços de oito países da União Europeia e do Reino Unido contra o tráfico de drogas no mar. A Guarda Civil da Espanha também fez parte do trabalho, ao comunicar a aproximação do narcossubmarino em direção a Portugal, seu país vizinho.
Fonte: revistaoeste