A artista performĂĄtica sĂ©rvia Marina AbramoviÄ, de 77 anos, disse ter uma forte relação com a moda, buscando nela criatividade e a possibilidade de ser uma âpersonagem diferenteâ todos os dias.
A moda âĂ© uma paixĂŁo, mas sempre fui criticada por isso. A moda me ajuda a ser mais criativa, e encarnar um personagem diferente a cada diaâ, afirmou.
A relação da artista com a moda Ă© tamanha que ela estĂĄ na capa da Vogue Brasil deste mĂȘs. AlĂ©m disso, em 2023, foi capa de seis outras importantes publicaçÔes, incluindo a GQ alemĂŁ, aVogue Portugal e a AnOther Magazine.
A declaração sobre sua relação com a moda foi dada, inclusive, em entrevista para a Vogue Brasil em fevereiro, durante a passagem dela por Pernambuco.
âSou do tempo em que uma artista usar batom vermelho, pintar as unhas e se vestir bem significava que ela queria dormir com o diretor do museu e nĂŁo tinha um trabalho sĂ©rioâ, completou.
AbramoviÄ ainda destacou sua relação com o Brasil, que valoriza por ser o paĂs com maior diversidade de minerais (com os quais vem trabalhando intensamente nos Ășltimos anos).
Quando veio ao Brasil recentemente, a artista foi Ă zona da mata sul de Pernambuco para inaugurar a obra de arte âGeneratorâ, que Ă© a primeira criação dela instalada em espaço ao ar livre e aberto ao pĂșblico no paĂs e na AmĂ©rica do Sul.
A obra faz parte do acervo fixo da Usina de Arte, em Ăgua Preta.
Semelhante a um muro gigante, de trĂȘs metros de altura por dois metros e meio de largura, alĂ©m de 25 metros de comprimento, a obra conta com 12 conjuntos de trĂȘs almofadas de quartzo rosa feitas em Minas Gerais.
Fonte: cnnbrasil