Combate ao Mosquito
Notícias

Maria Cândida em Cuiabá destaca a relevância da ressignificação de histórias para reconstruir caminhos

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Maria Cândida em Cuiabá reforça a importância de ressignificar histórias e reconstruir caminhos

Encontro realizado pelo Sebrae/MT entre mulheres é marcado por histórias de recomeços, superação e casos de sucesso no empreendedorismo

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
14/03/2025 às 14:50 Atualização
14/03/2025 às 15:20

Do auge da carreira profissional na televisão ao desemprego e a depressão. Estes foram os momentos vividos pela jornalista Maria Cândida até se reinventar como criadora de conteúdo digital e palestrante, com temas voltados para o universo feminino, como empreendedorismo, superação, saúde, longevidade, beleza, dentre outros assuntos. Com força de vontade e persistência, a comunicadora driblou as adversidades e se reergueu. Hoje segue inspirando outras mulheres a se reconhecerem suficientes e dona da própria história.

A jornalista deu uma palestra para mais de 200 empreendedoras, na agência Metropolitana do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (13). Na ocasião ela reforçou a importância de se ter uma rede de apoio e de buscar ajuda para crescer e se desenvolver “o Sebrae é o suporte de planejamento e gestão para as mulheres empreendedoras”, diz.

Maria Cândida reforçou que as mulheres precisam se engajar e acreditar que são suficientes, poderosas, boas e que muitas são super competentes, mas que ainda duvidam da sua capacidade. “Hoje quero motivá-las, a partir da minha história, uma mulher que teve 20 anos de muito sucesso na televisão e, depois disso, tentei várias coisas, sofri etarismo, preconceito, portas fechadas, tive crises de pânico, depressão, gastei todo o dinheiro e, depois, ressurgi do nada com um celular na mão e um pau de selfie”, enfatizou.

Ela ainda destacou a importância de a mulher buscar obter o próprio recurso financeiro e o empreendedorismo é uma das portas de oportunidade. “Eu não acredito em um mundo em que a mulher não tenha segurança financeira. Se ela não tiver o dinheiro dela fica muito difícil e isso a deixará vulnerável em muitas coisas, inclusive de ser desqualificada e acreditar na desqualificação. A partir do momento que ela tem o seu próprio dinheiro, ela vai avançando”, ponderou.

2025 word1
Jonas Alves, presidente do CDE do Sebrae/MT, durante Encontro Entre Elas

O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, pontuou que o encontro fortalece ainda mais o ecossistema de empreendedorismo feminino. “O Sebrae desempenha um papel importante para desenvolver o empreendedorismo feminino, dando assistência, informação e levando conhecimento para essas empreendedoras. Elas podem contar com o Sebrae para se desenvolverem e fazer o seu negócio prosperar”, assegurou.

A diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, destaca que esta ação faz parte da programação da instituição para este mês, denominado “Março Mulher – Encontro Entre Elas”. Ela explica que a instituição está comprometida em criar uma rede de apoio para ajudar na jornada destas mulheres em todo Estado.

2025 word1
Diretora-superintendente do Sebrae/MT , Lélia Brun, durante encontro com mulheres

“Investir no protagonismo feminino é essencial para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. No Sebrae/MT há espaço para toda empreendedora”, pontuou ao explicar que as ações voltadas às mulheres seguem o ano todo e em todas as regiões. “Teremos palestras e diversos encontros, capacitações, programa de acesso à crédito, conexões de mercado e políticas de incentivo que ampliem as oportunidades para as empreendedoras”, falou.

Recomeços

Uma das participantes do evento, Ana Paula Laurentino, transformou o momento de dificuldade na saúde e na vida profissional e passou a empreender. “Fui diagnosticada com lúpus e cheguei a ficar internada na UTI em uma situação delicada. Ao sair do hospital fui demitida. Aí comecei a empreender com estética natural facial e estou no mercado há seis meses. Fui para este nicho porque sou adepta de uma vida mais saudável e este mercado me encantou. Estou me capacitando e quero crescer ainda mais”, destacou a proprietária da Florallis Estética Natural.

Já a Awdrey Santana está há seis anos trabalhando com confeitaria. Para ela, a oportunidade de trabalhar com a produção própria também veio após uma demissão. “Eu amo o que eu faço. Antes era empregada como confeiteira e, após a demissão, criei coragem para ter meu próprio negócio. Hoje participo de vários eventos voltados para empreendedores e cada encontro realizo trocas diversas e adquiro conhecimento”, enumerou a empresária da Awdrey Santana Confeitaria.

Leia Mais

Acredita Delas

https://mt.agenciasebrae.com.br/economia-e-politica/sebrae-mt-lanca-programa-de-acesso-a-credito-para-mulheres-empreendedoras-com-100-de-aval/

Pesquisa Empreendedorismo Feminino

https://mt.agenciasebrae.com.br/dados/maioria-das-mulheres-empreendedoras-em-mt-e-mae-e-chefe-de-familia-revela-pesquisa-do-sebrae-mt/

2025 word1
Encontro Entre Elas em Cuiabá reuniu mais de 200 mulheres

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.