O partido Novo vai lançar o como pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. A legenda confirmou a decisão nesta semana, apoiando-se em levantamentos internos que mostram vantagem do parlamentar sobre possíveis adversários.
Marcelo Slaviero, diretor estadual do Novo no Rio Grande do Sul, disse à CNN Brasil que Van Hattem lidera com folga as sondagens.
“O Marcel já demonstrava interesse em ser candidato ao Senado em 2022, mas, por conta dos pedidos dos filiados, ele se candidatou pela segunda vez à Câmara dos Deputados”, disse Slaviero. “Acreditamos, agora, que ele teria sido mais útil, mesmo, no Senado, ao lutar pelas pautas de independência frente aos acontecimentos.”
Em declaração à imprensa, Marcel van Hattem confirmou que se prepara para disputar a eleição ao Senado. Além disso, o deputado integra a base mais combativa da oposição no Congresso Nacional e ganhou notoriedade nos últimos anos, por exemplo, pela atuação em defesa de pautas liberais e críticas ao Supremo Tribunal Federal.
Van Hattem já concorreu duas vezes à Câmara dos Deputados e consolidou sua base eleitoral no Rio Grande do Sul. A direção do Novo vê na sua candidatura uma oportunidade de fortalecer a presença do partido no Senado, onde atualmente não conta com representantes.
Além da disputa ao , o Novo discute alianças para a corrida ao Palácio Piratini. A legenda defende uma frente de “centro-direita” como estratégia para barrar candidaturas ligadas ao PT e ao Psol nas eleições estaduais.
Como resultado, o partido considera apoiar uma chapa composta de nomes do PP e do PL, além de manter conversas com aliados do atual vice-governador, Gabriel Souza.
A direção estadual ainda não descartou a possibilidade de integrar uma coligação mais ampla, desde que respeite os princípios programáticos do Novo. A articulação busca impedir que o campo da esquerda domine o cenário eleitoral gaúcho em 2026.
Fonte: revistaoeste