Fundada em 1955, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francĂȘs. Depois de sua reorganização em 2021 como uma unidade de negĂłcios independente do Grupo Renault, a marca se prepara para colocar no mercado sete novos modelos, todos eles 100% elĂ©tricos, atĂ© 2030.
Conheça os planos do Grupo Renault para a marca Alpine brilhar no segmento de carros elétricos

Segundo o Grupo Renault, a Alpine vai entrar em uma nova fase de crescimento. A partir de 2024, o lançamento dos novos modelos 100% elĂ©tricos vai permitir que a marca aumente a receita e atinja o ponto de equilĂbrio a partir de 2026.Â
JĂĄ a partir de 2027 serĂĄ iniciada uma fase de expansĂŁo mundial, apoiada por uma gama de modelos adaptados a novos mercados, incluindo os Estados Unidos, contribuindo para a melhoria da performance financeira e do valor da marca Alpine.
âDois anos atrĂĄs, a Alpine estava em um beco sem saĂda, sem perspectivas claras. Desde entĂŁo, fizemos da Alpine uma montadora de automĂłveis independente, reunindo diferenciais excepcionais: um polo de engenharia de primeira linha, um know-how Ășnico para a produção de alta qualidade e uma rede de distribuição em expansĂŁoâ, resume Luca de Meo, CEO do Renault Group.
âCom a entrada da Alpine na F1, nĂłs projetamos a marca em outro patamar, oferecendo a ela o prestĂgio e o reconhecimento associados Ă categoria mĂĄxima do automobilismo esportivoâ, ressalta o executivo.

âGaragem dos Sonhosâ
Nascida nas competiçÔes, a Alpine deve enfrentar uma sĂ©rie de desafios, incluindo se tornar 100% elĂ©trica. Para isso, ela pretende se basear na experiĂȘncia de seus tĂ©cnicos e engenheiros, que estĂŁo entre os melhores especialistas mundiais do automobilismo esportivo.
Em primeiro lugar, a Alpine vai lançar a sua âGaragem dos Sonhosâ, formada por modelos de produção em sĂ©rie 100% elĂ©tricos:
- O A290 (hatch baseado na plataforma CMFB-EV do Renault 5 e Renault 4), um futuro compacto urbano esportivo elĂ©trico cujo protĂłtipo (A290_Ă) foi revelado maio. O carro tem comercialização prevista para a partir de 2024.
- Um crossover GT do segmento C (médios) chegarå em 2025, sendo produzido na fåbrica Alpine Dieppe Jean Rédélé (França).
- A nova geração do A110, representante do legado e do know-how da marca, que vai se tornar 100% elétrico até o fim de 2026.

A plataforma Alpine Performance Platform (APP) tambĂ©m vai aproveitar os recursos internos da empresa para realizar economias de escala. A APP servirĂĄ de base para o futuro A110 elĂ©trico. Como Ă© modulĂĄvel, essa plataforma pode ser adaptada tanto no comprimento como na largura.Â
A APP tambĂ©m serĂĄ utilizada para novos veĂculos, incluindo um conversĂvel inĂ©dito baseado no A110 e o novo A310, um cupĂȘ esportivo de quatro lugares.
Por fim, a Alpine vai lançar novos veĂculos dos segmentos D/E, seguindo sua estratĂ©gia da âGaragem dos Sonhosâ.
AlĂ©m da plataforma APP, a Alpine estĂĄ desenvolvendo suas prĂłprias tecnologias para modelos esportivos exclusivos, como o motor de combustĂŁo interna a hidrogĂȘnio ou o Alpine Dynamic Module (ADM), uma inteligĂȘncia central que ocupa o coração da arquitetura eletrĂŽnica, permitindo melhorar a agilidade e a performance dos veĂculos.
âEssa gama completa de veĂculos esportivos vai consolidar a presença da Alpine em seus mercados principais, a Europa e o JapĂŁo. Ela servirĂĄ de trampolim para sua expansĂŁo internacional, principalmente os Estados Unidos e a Ăsia, onde os novos modelos serĂŁo comercializados a partir de 2027â, pontua Laurent Rossi, CEO da Alpine.
A ideia, explica o executivo, Ă© passar dos carros de nicho para uma marca completa e global.
Vendas da marca estĂŁo em alta
Em 2022, as vendas da Alpine atingiram um nĂvel recorde, com uma alta de 33% em comparação com 2021. Quase sete anos apĂłs seu lançamento, o Alpine A110 Ă© o carro esportivo mais vendido na França e figura entre os cinco primeiros no ranking de cupĂȘs esportivos na Europa.Â
Em 2022, as trĂȘs sĂ©ries limitadas do modelo (A110 GT J. RĂ©dĂ©lĂ©, A110 Tour de Corse 75 e A110 R F. Alonso) foram vendidas em menos de 30 minutos. A carteira de pedidos em nĂvel mundial chega a sete meses de vendas â que devem ultrapassar as 4.200 unidades atĂ© o final deste ano.
O nĂșmero de pontos de venda duplicou em apenas dois anos, chegando a 140 no fim de 2022. As parcerias com a RedBird e a AutoNation nos Estados Unidos sĂŁo um testemunho da atratividade da Alpine, em um paĂs onde a marca tem grandes ambiçÔes.Â
Além disso, a Alpine entrou pela primeira vez no top 150 das marcas mais valorizadas na França, chegando a 550 milhÔes de euros (R$ 2,9 trilhÔes).
Fonte: garagem360.com.br