A gigante da moda H&M planeja criar clones digitais de seus modelos humanos neste ano, em uma ação que despertou dĂșvidas em uma indĂșstria que enfrenta o desafio de lidar com o potencial da inteligĂȘncia artificial (IA) e o seu impacto nos trabalhadores do setor.
A H&M, uma das maiores varejistas de roupas do mundo, disse Ă CNN que planeja criar 30 âgĂȘmeos digitaisâ de seus modelos humanos neste ano, embora ainda esteja âexplorandoâ como esses avatares serĂŁo usados.
A empresa acrescentou que estĂĄ trabalhando com outras pessoas na indĂșstria, como agĂȘncias e as prĂłprias modelos, para realizar esta iniciativa de âmaneira responsĂĄvelâ. As modelos teriam os direitos de seu gĂȘmeo digital, âpotencialmente trabalhariam para qualquer marca e seriam pagas em cada ocasiĂŁo, assim como em qualquer produção de campanhaâ, disse a H&M.
Apesar de ter recebido bem a promessa de pagamento aos modelos por sua semelhança, o secretĂĄrio-geral do sindicato britĂąnico de artes cĂȘnicas e entretenimento Equity, Paul W. Fleming, disse em um comunicado Ă CNN que a medida deve ser âapoiada pela adoção mais ampla de medidas de proteção sobre IA em acordos sindicais e por uma legislação que proteja os direitos dos trabalhadoresâ.
âA corrida para âinovarâ na ĂĄrea da inteligĂȘncia artificial tambĂ©m nĂŁo deve ser uma corrida para aumentar os lucrosâ, acrescentou. âA inteligĂȘncia artificial nĂŁo seria possĂvel sem a arte e o trabalho humanos, e os humanos devem permanecer no centro dos esforços criativos.â
O anĂșncio da H&M jĂĄ provocou algumas reaçÔes negativa na indĂșstria da moda, que inclui carreiras em que muitos trabalhadores jĂĄ atuam de forma precĂĄria.
Sara Ziff, uma modelo que virou ativista trabalhista e fundou a organização sem fins lucrativos Model Alliance, sediada em Nova York, disse que tem âsĂ©rias preocupaçÔes sobre o uso de rĂ©plicas digitais sem proteçÔes significativas em vigorâ.
âEm uma indĂșstria que historicamente tem sido um setor marginalizado para os direitos dos trabalhadores, a nova iniciativa da H&M desperta questĂ”es crĂticas sobre consentimento e compensação, e tem o potencial de substituir uma sĂ©rie de trabalhadores da moda â incluindo maquiadores, cabeleireiros e outros artistas criativos em nossa comunidadeâ, afirmou Ziff em um comunicado divulgado pela Model Alliance.
A H&M nĂŁo Ă© a primeira marca a explorar o uso dessas tecnologias. A fabricante de jeans Levi Strauss & Co. anunciou, em março de 2023, que usaria modelos gerados por IA para âcomplementar modelos humanosâ. Pouco depois, apĂłs receber fortes crĂticas, a empresa esclareceu que nĂŁo estava âreduzindo os planos de sessĂ”es de fotosâ com modelos humanos.
Em julho do ano passado, a marca espanhola Mango lançou uma campanha gerada inteiramente por IA para promover uma nova coleção de sua linha jovem.
Além disso, influenciadores e modelos criados por IA estão se tornando cada vez mais comuns. Recentemente, o primeiro concurso de beleza de IA do mundo foi realizado no ano passado.
Fonte: cnnbrasil