Mundo

Maranhão: Média de 3 desaparecimentos por dia em 2025

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Há cerca de um mês, equipes de segurança atuam nas buscas por três crianças desaparecidas em Bacabal, no interior do Maranhão. O caso ocorre em um contexto preocupante: em 2025, o estado registrou uma média de três desaparecimentos por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.

As informações foram repassadas pela Secretaria de Segurança Pública estadual ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os meses com maior número de registros foram outubro, com 136 ocorrências, junho, com 111, agosto, com 110, fevereiro, com 100, e novembro, com 99 casos.

No total, 1.182 pessoas desapareceram no Maranhão em 2025, o que colocou o estado na quarta posição entre os que mais registraram casos no Nordeste, atrás apenas da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Do total de ocorrências, 244 pessoas foram localizadas. Destas, 176 tinham mais de 18 anos, 64 eram menores de idade e quatro não tiveram a idade informada. Os homens representaram a maioria dos encontrados, com 162 casos, enquanto 62 mulheres foram localizadas.

Crianças e adolescentes somam quase um terço dos casos

Em todo o país, o ano de 2025 registrou 84.760 desaparecimentos, uma média de 232 casos por dia, representando aumento de 4,1% em relação a 2024.

Crianças e adolescentes responderam por 28% dos desaparecimentos registrados no Brasil. Foram 23.919 ocorrências envolvendo pessoas com menos de 18 anos, número 8% maior do que o observado no ano anterior.

Entre o público infantojuvenil, as meninas representaram a maioria dos casos, com 62%. Já no total geral, os homens corresponderam a 64% das pessoas desaparecidas.

No ranking nacional, o Maranhão ocupou a 15ª posição em número de registros, sendo 846 casos envolvendo adultos e 318 relacionados a crianças e adolescentes.

Em 2025, 56.688 pessoas foram localizadas em todo o Brasil, um crescimento de 2% na comparação com o ano anterior.

Como agir em caso de desaparecimento

Em situações de desaparecimento, não é necessário aguardar 24 horas para registrar a ocorrência.

O boletim de ocorrência pode ser feito imediatamente em uma delegacia da Polícia Civil ou por meio digital. A recomendação é que o registro ocorra o quanto antes, com o máximo de detalhes possível.

Devem ser informados dados como nome completo, idade, características físicas, roupas usadas e circunstâncias do desaparecimento.

Informações também podem ser repassadas pelos telefones 197 ou 181, do disque-denúncia.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.