Notícias

Manifestação Grito dos Excluídos de esquerda não alcança adesão esperada em Brasília

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Grito dos Excluídos, manifestação organizada por partidos de esquerda e centrais sindicais, fracassou na tentativa de reunir uma multidão em Brasília neste domingo (7). O ato atraiu algumas dezenas de pessoas com bandeiras e camisetas vermelhas a menos de dois quilômetros da manifestação Reaja Brasil, da direita, e de onde ocorria o desfile militar do Dia da Independência.

Os manifestantes da esquerda usaram principalmente o mote da defesa da soberania brasileira contra as sanções do presidente americano Donald Trump para protestar. Diversos manifestantes usaram camisas amarelas da seleção brasileira, mas alguns usavam coletes, bonés e bandeiras vermelhas para completar o visual. As camisetas da seleção são normalmente usadas em protestos da direita, mas a esquerda tentava retomar o símbolo, porém sempre combinado com o vermelho.

Alguns manifestantes também portavam bandeiras do Brasil e usavam bonés azuis com a frase “O Brasil é dos Brasileiros”, iguais aos usados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus ministros para confrontar Trump.

Estavam presentes representantes de centrais sindicais como a CUT e os partidos PT e PSTU. O ato aconteceu na Praça Zumbi dos Palmares, local que fica entre o Eixo Monumental, onde Lula participou das comemorações do 7 de Setembro, e a Torre de TV, onde a direita organizou sua manifestação.

Manifestantes de esquerda participam do Grito dos Excluídos em Brasília, em 7 de setembro de 2025Manifestantes de esquerda participam do Grito dos Excluídos em Brasília, em 7 de setembro de 2025 (Foto: Luis Kawaguti / Gazeta do Povo)

A esquerda começou a se reunir por volta das 10h de domingo (7), uma hora depois do início da cerimônia de 7 de Setembro e do ato Reaja Brasil, da direita.

O Grito dos Excluídos começou em 1995 como uma forma de se contrapor ao desfile militar do Dia da Independência. Neste domingo, a esquerda esperava conseguir mobilizar grandes multidões para se contrapor ao movimento liderado pela direita pela anistia aos presos de 8 de janeiro. O tema do evento da esquerda era: “A vida em primeiro lugar – Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta de todo dia”.

Uma parte dos manifestantes preferiu ficar na sombra de marquises do prédio Conic a se juntar aos colegas sob o sol. Não havia deputados federais ou senadores, como ocorreu no ato da direita, mas ativistas se revezaram em discursos voltados principalmente para o lema “Sem Anistia” e defesa da soberania.

As fotos aéreas dessa reportagem foram tiradas por volta de uma hora e meia após o início de cada manifestação neste domingo (7). No ato da direita, a concentração foi registada por volta de 10h30 e na manifestação da esquerda por volta de 11h30.

Foto aérea do Grito dos Excluídos, da esquerda, às 11h30 na Praça Zumbi dos Palmares em Brasília.Foto aérea do Grito dos Excluídos, da esquerda, às 11h30 na Praça Zumbi dos Palmares em Brasília. (Foto: Luis Kawaguti / Gazeta do Povo)
Imagem aérea da manifestação Reaja Brasil, da Direita em Brasília em 7 de setembro de 2025, por volta de 10h30Imagem aérea da manifestação Reaja Brasil em Brasília em 7 de setembro de 2025, por volta de 10h30 (Foto: Luis Kawaguti/Gazeta do Povo)

Fonte: gazetadopovo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.