Sophia @princesinhamt
Política

Mãe de 6 crianças ao lado do presidente da Câmara pede anistia a presos em 8 de janeiro

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A oposição da Câmara, liderada pelo deputado Luciano Zucco (PL-RS), realizou um ato pela anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023 com a presença de Vanessa Vieira. A mulher, de 34 anos, é casada com Ezequiel Ferreira Luiz, que foi condenado a 14 anos de prisão. 

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 11, Vanessa disse que sua família foi “condenada” junto ao marido à pena de 14 anos. “Eu, uma mulher, fui condenada”, lamentou. “Minhas seis crianças também foram condenadas a viver longe do pai.”

A moradora de Ji-Paraná (RO) afirmou que Ezequiel não “cometeu nenhum crime”. Ele está foragido desde a sentença do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo relatos, teria sido pego no Palácio do Planalto, onde buscou abrigo com a intervenção da polícia na manifestação.

“Não há nenhuma prova contra ele”, declarou Vanessa. “Não há DNA, não há vídeo, não há foto, não há testemunha, não há reconhecimento de testemunha, não há armas, não há nada contra o meu marido. Isso está tudo no processo e, mesmo assim, ele foi condenado a 14 anos. Como que eu digo isso para os meus filhos?”

Vanessa também relatou a dificuldade dos filhos do casal de lidarem com a ausência de Ezequiel. “Sou condenada quando meus filhos falam: ‘Mãe, eu quero meu pai’. E eu só posso dizer para os meus filhos que eu não sei quando poderemos ver o pai deles de novo.”

Depois do relato de Vanessa, parlamentares da oposição se uniram para gritar: “Anistia já”. A manifestação ocorreu no salão verde da Câmara dos Deputados. 

“Então fica aqui, de forma responsável, o posicionamento destes parlamentares”, declarou Zucco. “Que esta Casa tome a decisão que lhe cabe, pois somos os representantes do povo legítimos. É aqui que se define a pauta legítima.”

O líder da oposição e demais deputados se reuniram, depois da coletiva, com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). Zucco afirmou que há uma abertura para se discutir o PL da Anistia no colégio de líderes da Câmara. 

Apesar disso, ainda não há previsão para votação do projeto. Mas o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que a oposição tem o “desejo de levar a pauta em votação até este primeiro semestre”. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.