Eventos

Mãe Bonifácia: Zezé Motta brilha em pôster e imagens do novo filme

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

O filme Mãe Bonifácia, estrelado pela atriz Zezé Motta, teve o primeiro pôster oficial divulgado na última semana. A obra conta a história da curandeira negra alforriada que viveu em Cuiabá no fim do século XIX e que teve papel importante na luta dos escravizados daquela época.

Com direção de Salles Fernandes, o filme foi gravado em uma chácara em Sorriso (MT), entre os meses de abril e junho de 2025. Ao Primeira Página, ele falou sobre os próximos passos e quando o material deve ser lançado.

“Estamos programando fazer a estreia do primeiro corte em Cuiabá, no Cine Teatro, em março. Em seguida iremos iniciar as inscrições em festivais de cinema e fazer com que o filme chegue às plataformas digitais”, declarou.

O primeiro trailer também deve ser divulgado em breve. Até lá, o Primeira Página divulga, com exclusividade, as primeiras imagens do filme.

A escolha de Zezé Motta

Para Salles, não havia outra atriz para o papel de Mãe Bonifácia, além de Zezé Motta. Com uma trajetória de mais de cinco décadas, mais de 100 personagens interpretados e 11 álbuns lançados, Zezé se consolidou como uma das principais vozes na defesa de maior representatividade das mulheres negras nas artes.

Entre os trabalhos mais marcantes de sua carreira, segundo a própria atriz, está o papel de Xica da Silva, no filme de 1976 que retrata a história de uma mulher escravizada que ascendeu socialmente e se tornou uma figura de destaque na sociedade de Diamantina.

A assessoria da atriz informou, na época das gravações, que ela estava honrada em ajudar a contar a história de uma personalidade guerreira de Mato Grosso.

“Me sinto muito honrada em poder contar a história de mais uma mulher guerreira, à frente do tempo, e resiliente como foi a Mãe Bonifácia, sinto que contar a história dela faz parte da minha missão”, declarou.

Além de Zezé, o elenco conta com Elina de Souza, Eloá Pimenta, Ivan Belém, Altiery Dallys, Romeu Benedicto e Barbara Hoffmann.

Quem era Mãe Bonifácia

A história de Mãe Bonifácia ainda guarda muitas lacunas e segue sendo um desafio para pesquisadores. Historiadores explicam que grande parte das informações conhecidas foi preservada por meio de falas, repassadas entre gerações. Somente em 2024, estudiosos localizaram, nos arquivos da Cúria Metropolitana de Cuiabá, o registro de óbito de Mãe Bonifácia, onde afirma que ela morreu aos 80 anos, em 19 de fevereiro de 1867.

De acordo com relatos históricos, ela teria vivido na atual Avenida Lavapés, conforme aponta o geógrafo, pesquisador e escritor Aníbal Alencastro. Segundo ele, havia um córrego em frente à residência, e Mãe Bonifácia orientava pessoas escravizadas a caminharem pela água, estratégia usada para despistar os cães dos capitães do mato, homens contratados para capturar negros fugitivos.

O apelido ‘mãe’ surgiu pela forma carinhosa e solidária com que ela era vista, especialmente pela ajuda prestada aos negros.

Em reconhecimento à sua força e resistência, em dezembro de 2000 foi inaugurado o Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. O espaço conta com 77 hectares de área verde e cerca de dez quilômetros de trilhas.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.