Como sabemos, no Brasil há mais de 50 montadoras (incluindo motocicletas e caminhões), mas nem todas elas produzem apenas para o mercado brasileiro. Seja por estratégia das marcas, por restrições técnicas, muitos veículos saem daqui para outros países. Conheça alguns desses carros made in Brasil, porém vendidos lá fora.
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Made in Brasil:carros produzidos aqui e exportados
Sem muita conversa vamos aos principais modelos:
Toyota Etios
O Toyota Etios saiu de linha em 2021 para dar lugar ao Corolla Cross, mas ele continua sendo produzido na fábrica de Sorocaba (SP). O principal mercado dessas unidades é a Argentina, onde é vendido com motor 1.5, com câmbio manual de 6 marchas ou automático, assim como foi descontinuado no Brasil.
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Made in Brasil, porém, não são para os brasileiros: carros feitos aqui e vendidos lá fora
Como sabemos, no Brasil há mais de 50 montadoras (incluindo motocicletas e caminhões), mas nem todas elas produzem apenas para o mercado brasileiro. Seja por estratégia das marcas, por restrições técnicas, muitos veículos saem daqui para outros países. Conheça alguns desses carros made in Brasil, porém vendidos lá fora.
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Made in Brasil:carros produzidos aqui e exportados
Sem muita conversa vamos aos principais modelos:
Toyota Etios
O Toyota Etios saiu de linha em 2021 para dar lugar ao Corolla Cross, mas ele continua sendo produzido na fábrica de Sorocaba (SP). O principal mercado dessas unidades é a Argentina, onde é vendido com motor 1.5, com câmbio manual de 6 marchas ou automático, assim como foi descontinuado no Brasil.
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E por lá, o hatch e o sedan possuem uma tarifa mais baixa, dessa forma estão entre os mais baratos.
RAM 700 e 1000
Você sabia que a RAM possui uma fábrica em Betim (MG)? De lá saem duas caminhonetes e um furgão, mas nenhum é vendido no mercado brasileiro. Não com o nome RAM, já que a marca atua apenas na fabricação de picapes gigantes para exportação.
Na fábrica mineira saem a RAM 700, uma Fiat Strada com outro nome, logo diferente e nova grade; a RAM 1000, uma Fiat Toro com outra logo e a grade das versões Ranch e Ultra e a RAM ProMaster. Por aqui deve chegar uma derivada da Toro batizada de Dakota.
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Honda WR-V
Com a exigência de novos protocolos do Proconve L7 (Programa de Controle da Poluição do Ar), o WR-V saiu de linha no país, mas continuou sendo produzido aqui. Isso porque o modelo não conseguiu atender às normas de emissão de gases poluentes.
Apesar de não ser vendido, o SUV compacto é produzido para exportação, principalmente para Índia e outros países da América Latina. Apesar desse “último suspiro”, o modelo deve ser descontinuado em 2024.
VW Nivus 170 TSI manual
A chegada do Polo 2023 deu a esperança de que a VW voltaria a ter um carro turbo manual no mercado brasileiro. Antes disso, os únicos modelos com essa pegada eram o UP! TSI e T-Cross 200 TSI, mas ambos não vingaram.
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A solução foi lançar o Nivus com uma pegada mais esportiva que o T-Cross, transmissão manual com o mesmo motor 170 TSI do Polo. O veículo é até produzido aqui, no entanto é exportado para Argentina em uma versão Comfortline, mais barata e menos equipada. O Nivus vendido aqui conta com motor 1.0 1.0 200 TSI, turbo de 3 cilindros, mais caro e um pouco mais robusto.
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Fonte: garagem360.com.br