O ministro da Previdência Social, , admitiu que sabia das fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira, 30, o ministro disse que apenas não imaginava a gravidade do caso.
“Fui surpreendido com o volume disso”, afirmou Lupi. “A gente sempre soube. Havia denúncia aqui, acolá. A gente recebia queixa. Desse quantitativo, uma quadrilha verdadeira, tomei conhecimento agora. Isso não pode continuar.”
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, admitiu, em entrevista a jornalistas na terça-feira (29), que sempre soube das fraudes no INSS, principalmente por conta das denúncias que chegavam por meio das plataformas do instituto.
➡ Assista na #GloboNews: https://t.co/quWpjtmpcs… pic.twitter.com/ixXrKEgaae
— GloboNews (@GloboNews) April 30, 2025
. Uma investigação da Polícia Federal (PF) deflagrada na semana passada revelou que os descontos não autorizados pelas vítimas ultrapassaram R$ 6 bilhões de 2019 a 2024.
Em entrevista à , aposentados relataram o drama de viver nessas condições.
🚨O PT É DESUMANO, ELES NÃO RESPEITAM NADA E NINGUEM
Descontos do INSS atingem 60% dos aposentados de 19 cidades do nordeste. Maioria prejudicada vive em áreas rurais, segundo levantamento da GCU. pic.twitter.com/70A3Hx4mPW
— Vox Liberdade (@VoxLiberdade) April 30, 2025
As cidades de Ribeiro Gonçalves (PI), Altamira do Maranhão (MA) e Vertente do Lério (PE) se destacam com os maiores porcentuais de descontos, com 65% dos beneficiários. Em Ribeiro Gonçalves, por exemplo, dos mais de 1,2 mil aposentados e pensionistas, cerca de 65% estão sendo afetados por descontos.
. A cidade de Passagem Franca do Piauí (MA) registra uma taxa de 61,60%, o que afeta mais de 3,7 mil pessoas.

Fonte: revistaoeste