O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, se reuniram em Buenos Aires para tratar das investigações sobre a suposta espionagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O encontro ocorreu na Residência da Embaixada brasileira pouco antes da 66ª Cúpula do Mercosul.
As autoridades paraguaias investigam se houve coleta ilegal de informações sigilosas durante negociações sobre a usina binacional de Itaipu. O caso, iniciado ainda no governo Jair Bolsonaro e revelado em abril, causou tensão diplomática e levou o Paraguai a congelar as conversas sobre o Anexo C do tratado, que define a tarifa de venda de energia excedente.
Apesar do clima de crise, Lula e Peña anunciaram a retomada oficial das conversas sobre Itaipu. Em nota, o presidente paraguaio destacou ter manifestado sua preocupação e solicitado pleno esclarecimento do governo brasileiro. Já Lula reafirmou o compromisso com o diálogo e o respeito mútuo, além de confirmar a reabertura das negociações sobre o Anexo C.
Durante o encontro, os presidentes também discutiram outros temas bilaterais, como obras de infraestrutura para melhorar a conexão entre os países. Entre os projetos citados estão a Ponte da Integração, em fase avançada de construção, e o Corredor Bioceânico, que ligará o Atlântico ao Pacífico cruzando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Por fim, Lula aceitou convite para visitar o Paraguai e também convidou Peña a realizar uma visita oficial ao Brasil.
Fonte: cenariomt