O governo Lula acaba de anunciar, atĂ© que enfim, o seu primeiro grande investimento pĂşblico do ano. É um alĂvio. Já estava demorando, e como o presidente nos instrui a cada quinze minutos nas suas epĂstolas para plateias do PT, nada Ă© tĂŁo importante nesta vida quanto o “gasto do Estado”. Há 40 anos ele garante que vamos ficar todos ricos com a distribuição de dinheiro do Tesouro Nacional, e que nĂŁo há outra maneira de resolver qualquer problema da humanidade, num arco universal que vai do Ă cura da cirrose de fĂgado. É pena que ainda nĂŁo vai ser desta vez que vocĂŞ vai receber a sua parte.
É preciso se conformar com a escala de prioridades do governo Lula, e neste preciso momento, mais uma vez, ele tem certeza de que a prioridade nĂŁo Ă© vocĂŞ, nem o preço do ovo e nem a cirrose de fĂgado. “Pobres”, entĂŁo, nem pensar. Já sĂŁo louvados o tempo todo nos discursos de Lula. Já tĂŞm a esmola do Bolsa FamĂlia. Já tĂŞm a esmola para os estudantes do “PĂ©-de-Meia”. Será que nĂŁo chega? Está na hora de todos eles pensarem um pouco mais “na nação” e um pouco menos nos seus interesses pessoais. Neste momento, o governo tem de “alocar recursos” a “polĂticas pĂşblicas” mais urgentes.
O resultado é esse primeiro grande “investimento público” que Lula vai fazer em 2025: o presidente, Janja e a sua esquadrilha de estrategistas decidiram que a melhor coisa que o governo pode fazer no momento é gastar, até dezembro, . O sistema oficial de saúde não tem dinheiro para comprar uma dose de insulina, e sabe lá Deus o que mais. Mas eles acharam uma grande ideia gastar os 3 bi não em insulina, ou em qualquer coisa útil, mas naquilo que o governo faz de mais inútil: elogiar a si mesmo gastando dinheiro do pagador de impostos.
Lembre-se, na prĂłxima vez que for encher o tanque do seu carro, ou acender a luz de casa, que uma parte da despesa vai ser transferida direto do seu bolso para o bolso de Lula e daĂ, no fim das contas, para o bolso dos que vĂŁo realmente ficar com essa montanha de dinheiro. É uma safadeza, em qualquer circunstância. VocĂŞ já ouviu falar, alguma vez na sua vida, que que os governos da França, ou da Alemanha, ou dos Estados Unidos, gastaram R$ 3 bilhões com publicidade oficial? Tenha dĂł, diria o ministro Alexandre Correia.
Nas condições atuais de temperatura e pressĂŁo, porĂ©m, a delinquĂŞncia-raiz se transforma em deboche. Qualquer dos paĂses acima, se a insânia da propaganda oficial fosse aceita por ali, com certeza teria, pelo menos, alguma coisa para mostrar — uma nova ponte, digamos. Aqui as pontes caem. O governo Lula, por exemplo, tem hoje uma ponte a menos, no mĂnimo, do que tinha quando começou — . Pois entĂŁo: o governo vai torrar R$ 3 bilhões do erário em anĂşncios das suas obras, mas nĂŁo tem obras, e o que vĂŁo lhe mostrar Ă© relĂłgio suĂço fabricado em .
A lista de quem vai anunciar e de quanto cada um vai gastar Ă© uma peça de comĂ©dia. Acredite se quiser, mas atĂ© o antigo Instituto de Pesos e Medidas, hoje sob a marca Inmetro, entrou na festa: vai detonar R$ 40 milhões em propaganda. Propaganda do quĂŞ? VĂŁo dizer que o metro passou a ter 110 centĂmetros? Lula teria feito alguma melhoria no litro? É muito desespero para atacar a rapadura. Mas o desastre neste investimento pĂşblico Ă© do tipo PT-Perda Total. NĂŁo sobra pedra sobre pedra.
Os Correios, por exemplo, vĂŁo gastar atĂ© o fim do ano R$ 380 milhões em publicidade. De novo: vĂŁo anunciar o quĂŞ? Em 2024, os Correios fecharam o ano com um prejuĂzo superior a R$ 3 bi, depois de dar lucro atĂ© Lula ser declarado presidente. Esse ano, sĂł em janeiro, já perderam mais 400 mi. Qual seria a sua nova “estratĂ©gia de comunicação”? VĂŁo anunciar que superaram as suas metas e estĂŁo rompendo novos patamares de prejuĂzo? O Banco do Brasil, sozinho, vai gastar outros R$ 750 bilhões. Para quĂŞ? EstĂŁo precisando de mais clientes? É daĂ para baixo.
Fonte: revistaoeste





