O presidente voltou a atacar o mercado financeiro nesta terça-feira, (23), durante um evento com jornalistas realizado no Palácio do Planalto.

“O mercado [financeiro] está ganhando muito dinheiro com essa . Isso precisa ficar claro para a sociedade”, disse .
Segundo o presidente, é preciso que as pessoas preocupadas com o mercado tenham responsabilidade com o país.
“Este país não pode ficar todo dia tomando susto de que o não gostou disso ou não gostou daquilo”, disse , aumentando a voz.
“Com todo respeito, eu gosto mais do do que o mercado. Quero mais bem o país do que o mercado, e meu papel é fazer com que todos os brasileiros possam comer e estudar”, disse .
O presidente declarou não se preocupar com as pesquisas que mostram uma queda de sua popularidade e deixou claro que não se esqueceu da “cervejinha e picanha” prometidas durante a campanha eleitoral.
“Pensa que eu esqueci da e da ? Eu não esqueci. Falo até hoje que o preço da carne já baixou e tem que baixar mais. Tem que baixar muito mais. Ou você baixa o preço da comida ou aumenta o salário do povo. É a forma de permitir que ele tenha acesso às coisas”, salientou Lula.
O petista discursou com jornalistas em um café da manhã organizado na sede da pelo ministro-chefe da , .
Segundo o presidente, “um político qualquer que tiver preocupação com pesquisa no começo de seu mandato efetivamente não está preparado para ser ”.
Segundo , é necessário ter confiança no trabalho desenvolvido pela sua gestão, pois os resultados serão colhidos em breve.
As recentes pesquisas de opinião mostram como a aprovação do está ficando menor do que sua taxa de reprovação.
“Quando sai uma pesquisa, no primeiro ano de mandato, é normal que a expectativa que não foi atendida gere um mau humor na sociedade. Antes de ser , fui eleitor. Sei como funcionam essas coisas”, declarou o presidente.
disse que o resultado da pesquisa não o incomoda, pois sabe “o que estamos fazendo e plantando”.
“Sei que estamos plantando desenvolvimento, geração de emprego, melhoria das condições salariais, melhoria do salário mínimo. Tudo isso está acontecendo”, disse .
Lula também lembrou de sua promessa de campanha de subir a faixa de isenção do para até R$ 5 mil mensais até o fim de seu mandato, em 2026. E garantiu que “vai acontecer”.
Para o petista, as pessoas poderão até não gostar do presidente da , mas “podem gostar da política que está sendo colocada em prática neste país”.
“No momento em que as coisas começarem a acontecer, o povo vai fazer a avaliação correta do que está acontecendo no “, declarou .
Fonte: revistaoeste