O PalĂĄcio do Planalto confirmou que o presidente Lula deve se encontrar com senadores da base aliada do governo nesta terça-feira 5. Trata-se de um novo happy hour de Lula com aliados do PT em BrasĂlia.
O encontro deve acontecer no PalĂĄcio da Alvorada, residĂȘncia oficial do presidente da RepĂșblica, na capital federal. De acordo com a CNN, o objetivo da reuniĂŁo informal Ă© retomar a aproximação com lĂderes partidĂĄrios. Lula jĂĄ havia se encontrado com aliados no mĂȘs passado, com parlamentares da CĂąmara dos Deputados.
Hå a expectativa de que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participe do encontro organizado por Lula no Palåcio da Alvorada. De acordo com a CNN, espera-se também a presença de ministros com mandato de senador no happy hour.
Parlamentares filiados a partidos independentes, como o Podemos, também foram convidados para a confraternização; bem como senadores de partidos com assentos na Esplanada dos Ministérios.

Assim como aconteceu no Ășltimo encontro com aliados em BrasĂlia, realizado no mĂȘs passado, o petista nĂŁo pretende discutir pautas governistas na confraternização. PorĂ©m, a expectativa Ă© a de que Lula esclareça eventuais desentendimentos â a fim de conquistar mais aliados.
Um dos possĂveis pontos de desentendimento entre Lula e a sua base aliada foram as declaraçÔes do petista sobre os ataques de Israel contra os terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. Lula comparou Israel aos terroristas e Gaza aos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mais de seis milhĂ”es de judeus foram mortos no holocausto.
Pacheco fez duras crĂticas contra a declaração do petista, o que gerou mal-estar no PalĂĄcio do Planalto.
AlĂ©m de membros do parlamento aliados ao governo do PT, como deputados e senadores, Lula tem programado encontros com outros representantes de segmentos resistentes Ă s propostas do governo petista em BrasĂlia. Lula avalia tambĂ©m encontros na Granja do Torto, local de retiro de fim de semana do presidente, com produtores, militares e tambĂ©m religiosos.
Fonte: revistaoeste