O ex-presidente e novamente candidato ao cargo, Lula (PT), disse em evento ao lado do senador mato-grossense Carlos Fávaro (PSD) que irá “tratar o agronegócio bem” caso seja eleito. Durante seu discurso, pontuou ainda que se alguém tem dúvidas quanto a isto, basta olhar o que foi feito para o setor durante os governos do PT.
“Disse ao Fávaro, é só a gente fazer uma comparação, e você pode ajudar nisso. O que foi feito com o agronegócio no período do governo do PT e no período do Bolsonaro. É só ver o financiamento de máquinas, preço de máquinas, preço de juros. Para essas coisas a gente não precisa ficar fazendo cartas”, pontuou Lula.
Lula acrescentou que basta apenas comparar o que foi feito com o agronegócio no seu governo. “É só ir lá e pegar a MP 452/2008 quando nós [fizemos] uma negociação da securitização da dívida negociamos R$ 85 bilhões, se não todos teriam quebrado. Eu vou tratar o agronegócio bem, porque o agro faz bem para o Brasil, faz bem para as exportações e para a alimentação do nosso povo, da mesma forma que vou tratar bem a agricultura familiar”, completou.
O agronegócio é um dos setores mais bolsonaristas do país, tanto que no Centro-Oeste, o presidente Jair Bolsonaro venceu em todos os estados no primeiro turno das eleições de 2022. O petista tenta, desde o início da campanha, reverter sua rejeição, e escalou tanto Fávaro quanto o ex-ministro de Dilma Neri Geller (PP) como intermediários do diálogo com o setor.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Senador Carlos Fávaro (@carloshbfavaro)