Sophia @princesinhamt
Política

Lula afirma que Lava Jato prejudicou a reputação internacional da Petrobras

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar a e disse que governos passados tentaram desmoralizar a Petrobras para privatizá-la. As declarações foram dadas nesta segunda-feira, 17, durante um evento da estatal no Rio de Janeiro para a indústria naval.

Lula atacou a Lava Jato em discurso ao lado de ministros de Estado e trabalhadores da empresa. A estatal tornou-se alvo de uma operação da , iniciada em 2014, a qual expôs um esquema de corrupção que gerou perdas superiores a R$ 23 bilhões. O esquema denominado Petrolão movimentou bilhões de reais em propina e levou à prisão do petista.

“Mais recentemente, depois de muita dificuldade em tentar privatizar a Petrobras, eles resolveram dizer que todo mundo que defendia a Petrobras eram ladrões”, declarou Lula. “E resolveram transformar a Lava Jato numa espécie de caça-níquel contra os trabalhadores da Petrobras e contra todos neste país que defendiam a Petrobras.”

O petista disse que o objetivo da operação não seria o combate à corrupção, uma vez que, nesse caso, “você prende o dono da empresa, mas não precisa prejudicar os trabalhadores”. 

“Mas o que é que estava em jogo na questão da Lava Jato?”, indagou. “Eu acho que hoje, todos vocês têm consciência que o que estava em jogo naquele momento era a destruição da indústria de engenharia deste país e a tentativa de destruir a Petrobras criando a imagem negativa da Petrobras no mundo.”

Ainda durante seu discurso no evento, o presidente da República falou que a Petrobras não é “levada a sério” no país e que por isso ocorrem as tentativas de privatização. 

“A depender de quem governa este país, a Petrobras não é levada a sério e vai tentar ser privatizada quantas vezes o povo brasileiro votar errado”, disse. “A extrema direita desse país ganhou a batalha contra o papel do Estado, de que é corrupto, caro, não presta, que o que é bom é a iniciativa privada que. Muitas vezes, nós acreditamos.”

O petista também declarou que o “povo não sabe”, mas que a Petrobras “não tem culpa” do preço cobrado pelos combustíveis no país em um valor “três vezes maior” do que o preço que sai das refinarias.

No mesmo evento, Lula falou sobre reclamações que passou a ouvir. “Povo tem que saber quem xingar”, disse, a respeito do preço do gás.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.