Notícias

Líderes Xavantes denunciam negligência do Ministério da Saúde na eleição do DSEI

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O povo Xavante, de nove terras indígenas localizadas na região Araguaia, em Mato Grosso, encaminhou uma carta ao Ministério da Saúde pedindo à exoneração do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). No documento, eles alegam que a nomeação desconsiderou a decisão tomada pelos caciques e outras lideranças das aldeias durante assembleia.

O grupo acusa a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de ignorar o processo democrático e impor uma liderança sem legitimidade, em setembro do ano passado.

De acordo com o documento assinado pelo cacique geral Damião Paridzané, na assembleia geral, realizada em outubro de 2024, houve uma votação para escolher entre Sérgio Tseredzatsu Abhö´ödi e Crisanto Rudzö Tseremey’wa. Por oito votos a quatro, Sérgio foi escolhido para o cargo pelos indígenas.

Crisanto foi indicado pela Sesai à Casa Civil, contrariando o acordo com os caciques.

A escolha provocou revolta entre as lideranças, que acusam o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, de desrespeitar a autonomia do povo Xavante e “agir com interesses partidários”.

Além da suposta interferência política, os Xavantes apontam falta de qualificação técnica e pendências judiciais em nome de Crisanto.

Os líderes indígenas realizaram outra assembleia em abril deste ano na Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças, e reafirmaram de forma unânime a indicação de Sérgio para o cargo de coordenador.

“Essa ingerência tem causado indignação e divisão. A saúde indígena está sendo usada como moeda de troca. Nosso povo não se vende”, declarou o cacique Damião, que liderou as tratativas e acusa o governo de manipular o processo.

As lideranças pedem que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, revogue a portaria de 10 de julho que nomeou Crisanto ao cargo. Elas cobram que o governo respeite a decisão coletiva tomada pelas comunidades, com base na autonomia e no direito à autodeterminação dos povos indígenas.

O Primeira Página solicitou posicionamento do Ministério da Saúde sobre a reivindicação dos indígenas.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.