A startup chinesa DeepSeek, especializada em inteligĂȘncia artificial, gerou uma forte reação no mercado ao provocar uma queda nas açÔes das grandes empresas de tecnologia.
Tal queda resultou em uma perda de US$ 1 trilhĂŁo em valor de mercado para as companhias de dos Estados Unidos e da Europa nesta semana, revela o globo.com.
Com sede em Hangzhou, a empresa lançou na semana passada seu modelo de IA DeepSeek-R1. Segundo a companhia, o modelo alcança a mesma performance do ChatGPT, da OpenAI, porém com um custo significativamente inferior.
Os modelos da DeepSeek, mais acessĂveis e ainda assim eficazes, levantaram discussĂ”es sobre os investimentos pesados das grandes corporaçÔes em infraestrutura de IA, prossegue o portal. Durante a semana de divulgação dos resultados financeiros, nĂŁo foi surpresa a startup chinesa ter se tornado o centro das atençÔes.
Apple, Meta e Microsoft
Embora as açÔes da Apple nĂŁo tenham sido tĂŁo afetadas pela queda causada pela DeepSeek, analistas nĂŁo deixaram de questionar Tim Cook, CEO da empresa, sobre sua visĂŁo geral sobre a startup e seus possĂveis impactos no mercado.
Cook comentou: âNo geral, acho que a inovação que impulsiona a eficiĂȘncia Ă© uma coisa boa. Ă isso que vocĂȘ vĂȘ nesse modelo.â
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, que defende a ideia de que IA open-source Ă© vantajosa para o mundo, disse a investidores na quarta-feira 29 que a DeepSeek fez âuma sĂ©rie de coisas inovadorasâ com seus modelos de cĂłdigo aberto, e que a indĂșstria ainda estĂĄ absorvendo essas inovaçÔes. O executivo acrescentou que a startup trouxe âavanços que esperamos incorporar aos nossos sistemas.â
âIsso Ă© tĂpico deste setorâ, afirmou Zuckerberg, âseja um concorrente chinĂȘs ou nĂŁo.â
Apesar disso, ele reconheceu que ainda é prematuro tirar conclusÔes sobre o impacto da DeepSeek nos planos de IA da Meta.
Em relação à Microsoft, embora tenha iniciado uma investigação para apurar se um grupo vinculado à DeepSeek acessou dados da OpenAI de forma não autorizada, a empresa incorporou a IA da startup chinesa em sua plataforma Azure AI Foundry e no GitHub, direcionada aos desenvolvedores.
Sobre a DeepSeek, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou que a empresa ârealizou inovaçÔes significativasâ. Ele explicou que Ă medida que modelos de IA como os da DeepSeek e da OpenAI se tornam mais acessĂveis e amplamente utilizados, os clientes serĂŁo os maiores beneficiados.
âQuando os preços dos tokens caem e os custos de computação para inferĂȘncia diminuem, isso significa que as pessoas podem consumir mais, e novos aplicativos serĂŁo desenvolvidosâ, destacou Nadella.
Fonte: revistaoeste